Os 55 anos do currículo da Psicologia PUC-SP

Autores

  • Maria da Graça Marchina Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Mercês Bahia Bock Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

graduação em Psicologia, currículo, história

Resumo

O objetivo deste artigo foi traçar um panorama histórico do Curso de Graduação em Psicologia da PUC SP, por meio da descrição e análise dos diferentes currículos que se sucederam, tomando-se como fio condutor desta narrativa o modo como neles se concebeu e concretizou a formação do psicólogo, respondendo aos desafios colocados pela realidade social, educacional e política brasileira. Algumas reformas curriculares ocorreram a partir de mudanças na legislação brasileira relativa ao ensino em geral e em relação ao ensino superior, em particular; outras em função da legislação específica relativa à formação de psicólogo; e outras motivadas pelo princípio de revisão e aprimoramento constantes que tem motivado reavaliações de nossa prática. Utilizaram-se diferentes fontes de dados. Documentos oficiais e leis, bem como a memória dos autores que participaram dessa história de diversas formas e em diferentes momentos. Destaca-se a participação sistemática e intensa do corpo docente e discente nos processos de avaliação e elaboração das propostas curriculares.

Biografia do Autor

Maria da Graça Marchina Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Departamento de Psicologia Social, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Curso de Psicologia

Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Departamento de Métodos e Técnicas em Psicologia, Curso de Psicologia

Ana Mercês Bahia Bock, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Departamento de Psicologia Social, Programa de Pós-Graduação Educação: Psicologia da Educação, Curso de Psicologia

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Publicado

2020-01-14