Educação sexual com adolescentes em escola pública

contribuições da psicanálise ao modelo biopsicossocial

Autores

Palavras-chave:

Adolescência, Conversação, Educação Sexual, Psicanálise

Resumo

O presente artigo é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Psicologia, defendido na Faculdade Ciências da Vida (FCV), na cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais. Apresenta-se uma discussão crítica a respeito dos modelos de educação sexual preventivo e biopsicossocial, que vêm sendo utilizados em escolas públicas no cenário atual brasileiro. Como contraponto e contribuição aos modelos vigentes, recorreu-se à teoria psicanalítica e sua metodologia de práticas de conversação, concebidas na parceria entre a escola pública e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), visto que tais modelos excluem a dimensão singular da sexualidade, o que é a questão norteadora deste artigo. Como objetivo geral, tomou-se por finalidade analisar como a conversação orientada pela teoria psicanalítica pode corroborar com o modelo biopsicossocial, já que o encontro com a sexualidade que é tão pulsional, não é educável e se apresenta de modo singular, único. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para levantamento de dados teóricos sobre o tema como recurso metodológico e desenvolveram-se os objetivos específicos, quais sejam, a saber: conceituar o modelo biopsicossocial de educação e demonstrar as suas diferenças em relação ao modelo biológico preventivo no contexto escolar. Como conclusão, a história de cada participante da conversação pode ser ressignificada de modo singular, o que leva a pequenas rupturas na socialização sintomática.

Biografia do Autor

Franciele Freitas Valadares, Faculdade Ciências da Vida

Graduada em psicologia pela faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas MG.

Anamaria Batista Nogueira, Faculdades Promove

Mestre e Doutora em Psicologia pela UFMG, na linha de pesquisa estudos psicanalíticos
pela UFMG.

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Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

Jovens Autores