Educação sexual com adolescentes em escola pública
contribuições da psicanálise ao modelo biopsicossocial
Palavras-chave:
Adolescência, Conversação, Educação Sexual, PsicanáliseResumo
O presente artigo é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Psicologia, defendido na Faculdade Ciências da Vida (FCV), na cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais. Apresenta-se uma discussão crítica a respeito dos modelos de educação sexual preventivo e biopsicossocial, que vêm sendo utilizados em escolas públicas no cenário atual brasileiro. Como contraponto e contribuição aos modelos vigentes, recorreu-se à teoria psicanalítica e sua metodologia de práticas de conversação, concebidas na parceria entre a escola pública e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), visto que tais modelos excluem a dimensão singular da sexualidade, o que é a questão norteadora deste artigo. Como objetivo geral, tomou-se por finalidade analisar como a conversação orientada pela teoria psicanalítica pode corroborar com o modelo biopsicossocial, já que o encontro com a sexualidade que é tão pulsional, não é educável e se apresenta de modo singular, único. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para levantamento de dados teóricos sobre o tema como recurso metodológico e desenvolveram-se os objetivos específicos, quais sejam, a saber: conceituar o modelo biopsicossocial de educação e demonstrar as suas diferenças em relação ao modelo biológico preventivo no contexto escolar. Como conclusão, a história de cada participante da conversação pode ser ressignificada de modo singular, o que leva a pequenas rupturas na socialização sintomática.
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