Percepções e Expectativas de Apoio Social em Casais Homossexuais Habilitados para Adoção

Autores

Palavras-chave:

Adoção, Família, Homoparentalidade, Redes Sociais

Resumo

O presente estudo teve por objetivo compreender as percepções e as expectativas de apoio social de casais homossexuais (gays e lésbicas) habilitados para adoção de uma criança. Realizou-se um estudo de caso coletivo com três casais que estavam habilitados, por meio do Sistema Nacional de Adoção (SNA), para adoção de uma criança de zero a seis anos. Os instrumentos utilizados foram um questionário de dados sociodemográficos, o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF) e uma entrevista semiestruturada. A entrevista foi transcrita e analisada com base na análise temática e os dados foram triangulados com o IPSF. Os resultados indicaram três principais fontes de apoio aos participantes: (i) o parceiro; (ii) a família de origem; e (iii) os amigos ou colegas de trabalho. Em todos os casos, cônjuge e amigos foram reconhecidos como vínculos de apoio no momento de decisão e espera pela adoção; em dois casos, no entanto, havia pouca percepção de apoio familiar. A expectativa de receber apoio para o desempenho da parentalidade com a chegada da criança foi reconhecida em alguns casos. Ampliar o conhecimento sobre os casais homossexuais que optam pela adoção pode orientar a prática dos profissionais que os acolhem no âmbito jurídico.

Biografia do Autor

Mônica Sperb Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Eduarda Lauryn Manoel Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Aline Talita Rosa dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Adolfo Pizzinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia (Universitat Auntónoma de Barcelona). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordena o NEPsiD - Núcleo de estudos e intervenção psicossocial à diversidade.

Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS. Coordena o NUFABE - Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças. 

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Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa Empírica