Associação entre o Tempo de tela e as emoções em crianças

revisão sistemática

Autores

Palavras-chave:

Tempo de Tela, Emoções, Crianças, Revisão Sistemática

Resumo

O tempo em que as crianças passam em frente às telas tem aumentado nos últimos anos; com isso, as interações sociais face a face sofreram modificações. Entretanto, poucos estudos têm investigado os indícios de associação entre o Tempo de Tela e seus efeitos emocionais em crianças. Com a alta exposição ao Tempo de Tela, despertou-se a necessidade de compreender como o tema tem sido discutido na literatura científica. Dessa forma, foi feito uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados PubMed, Scielo e Web of Science utilizando os descritores: screen time, children, child, emotion, emotions, emotional, por meio da recomendação Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses: The PRISMA Statement. A revisão resultou em 11 artigos. Em seguida, os artigos passaram por uma análise de conteúdo por meio do software IraMuTeQ, obtendo uma Nuvem de palavras e uma Análise de similitude. Os resultados evidenciaram que fatores como gênero da criança, renda familiar e os diferentes tipos de tela estão associados aos efeitos emocionais no público infantil.

Biografia do Autor

Nielsen Ricardo Ferreira Vale, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Evangélica do Meio Norte (2010); em Teologiia pelo Instituto de ensinos do maranhão (2017); em Psicologia pela Universidade Estadual do Piaui (2015); Especialista pela Uniter em RH (2015); Especialista em Psicologia clínica- terapia Cognitivo-comportamental -2021, Mestre em Psicologia do Programa de Pós-graduação em Psicologia - UFDPar/UFPI, vinculado a linha de pesquisa: Processos psicossociais e sua avaliação em diferentes contextos (2023). Participante do Núcleo de Estudos e pesquisas em Neurociências e Educação - NEPENE/UFPI.

 

Ana Raquel de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Doutora e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade Latino Americana de Educação (Flated). Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento (LPNeC-UFPB) e Laboratório de Psicologia Social e Neurociências (LaNPSo-UFPI). Professora Assistente no Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE/CCE), Campus Ministro Petrônio Portela-UFPI. Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CMRV).

 

Referências

Aguiar, J. S. R., Silva, A. I. P., Aguiar, C. S. R., Torro-Alves, N., Souza, W. C. (2016). A influência da intensidade emocional no reconhecimento de emoções em faces por crianças brasileiras. Universitas Psychologica, Colômbia, 15, 5. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy15-5.iier

Ahmed, G. K., Abdalla, A. A., Mohamed, A. M., Mohamed, L. A. & Shamaa, H. A. (2022). Relationship between time spent playing internet gaming apps and behavioral problems, sleep problems, alexithymia, and emotion dysregulations in children: a multicentre study. Child Adolesc Psychiatry Ment Health, 16(67). doi: 10.1186/s13034-022-00502-w

American Academy of Pediatrics (AAP). (2011). Council on communications and media: Media use by children younger than 2 years. Pediatrics, 128(5), 1040-1045. https://doi.org/10.1542/peds.2011-1753

Araújo, A. N. (2016). Avaliação neuropsicológica da cognição social: investigando medidas de desempenho em percepção emocional e em processamento contextual (Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil). https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22671

Bezerra, M. G. C. E., Gusmão, J. E. de L. S. de, & Fermoseli, A. F. de O. (2018). A importância da emoção no processo de consolidação da memória e da aprendizagem. Caderno De Graduação, Ciências Biológicas e da Saúde, UNIT, Alagoas, 4(2), 57. https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/4065]

Bomfim, A. J. de L. (2019). Desempenho cognitivo e reconhecimento de expressões faciais das emoções com estímulos estáticos e dinâmicos em idosos com e sem depressão maior (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil). https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11099

Broderick, P. C., & Korteland, C. (2002). Coping style and depression in early adolescence: relationships to gender, gender role and implicit beliefs. Sex Roles, 46(7), 201-213. https://link.springer.com/article/10.1023/A:1019946714220

Bus, A. G., Neuman, S. B., & Roskos, K. (2020). Screens, apps, and digital books for young children: the promise of multimedia. AERA Open, 6(1), 23. https://doi:10.1177/2332858420901494.

Cerniglia, L., Cimino, S. & Ammaniti, M. (2020). What are the effects of screen time on emotion regulation and academic achievements? A three-wave longitudinal study on children from 4 to 8 years of age. Journal of Early Childhood Research, 19(2), 145-160. https://doi:10.1177/1476718x20969846

Christakis, D. A., Zimmerman, F. J., DiGiuseppe, D. L., & McCarty, C. A. (2004). Early Television Exposure and Subsequent Attentional Problems in Children. PEDIATRICS, 113(4), 708–713. https://doi:10.1542/peds.113.4.708

Darwin, Charles; Darwin, Sir Francis. (1872). The expression of the emotions in man and animals. London: John Murray. Disponível em: https://psycnet.apa.org/fulltext/2004-16316-000-FRM.pdf

Del Pozo-Cruz, B., Perales, F., Parker, P., Lonsdale, C., Noetel, M., Hesketh, K. D. & Sanders, T. (2019). Joint physical-activity/screen-time trajectories during early childhood: socio-demographic predictors and consequences on health-related quality-of-life and socio-emotional outcomes. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 16(1). https://doi:10.1186/s12966-019-0816-3

Denham, S. (2007). Dealing with feelings: How children negotiate the worlds of emotions and social relationships. Cognitie, Creier, Comportament, 11(1), 1-48. https://psycnet.apa.org/record/2007-05198-001

Domoff, S. E., Lumeng, J. C., Kaciroti, N., & Miller, A. L. (2017). Early childhood risk factors for mealtime TV exposure and engagement in low-income families. Academic Pediatrics, 17(4), 411–415. https://doi.org/10.1016/j.acap.2016.12.003

Durham, K., et al. (2021). Digital media exposure and predictors for screen time in 12-month-old children: A cross-sectional analysis of data from a German birth cohort. Frontiers in Psychiatry. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.737178

Engelmann, J. B., Pogosyan, M. (2013). Emotion perception across cultures: the role of cognitive mechanisms. Frontiers in Psychology, 4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3594765/

Galvão, T. F. & Pansani, T. de S. A. (2015). Principais itens relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 24 (2), 335-342. DOI:10.5123/S1679-49742015000200017

García-Hermoso, A., Hormazábal-Aguayo, I., Fernández-Vergara, O., Olivares, P. R., & Oriol-Granado, X. (2020). Physical activity, screen time and subjective well-being among children. International Journal of Clinical and Health Psychology. https://doi:10.1016/j.ijchp.2020.03.001

Guellai, B., Somogyi, E., & Esseily, R. (2022). Effects of screen exposure on young children’s cognitive development: A review. Frontiers in Psychology. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.923370

Hansen, J., Hanewinkel, R., & Galimov, A. (2022). Physical activity, screen time, and sleep: Do German children and adolescents meet the movement guidelines? European Journal of Pediatrics, 181(5), 1985-1995. https://doi.org/10.1007/s00431-022-04401-2

Huber, B., Tarasuik, J., Antoniou, M. N., Garrett, C., Bowe, S. J., & Kaufman, J. (2016). Young children’s transfer of learning from a touchscreen device. Computers in Human Behavior, 56, 56-64. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.11.010

Kaur, N., Gupta, M., Malhi, P., & Grover, S. (2021). Screen time in under-five children. Indian Pediatrics, 56, 773-788. https://doi.org/10.1007/s13312-019-1638-8

Lee, K., Anzures, G., Quinn, P. C., Pascallis, O., & Slater, A. (2011). Development of face processing expertise. In Rhodes, G., Calder, A., Johnson, M., & Haxby, J. V. (Eds.), Oxford Handbook of Face Perception. Oxford, UK: Oxford University Press. https://academic.oup.com/edited-volume/28040/chapter/211951897

Leitzke, B. T., Pollak, S. D. (2016). Developmental changes in the primacy of facial cues for emotion recognition. Developmental Psychology. Apr., 52(4), 572-581. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26784383/

León, D., Sierra, H. (2008). Desarrollo de la comprensión de las consecuencias de las emociones. Revista latinoamericana de psicología, 40(1), 35-45. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-05342008000100003

Liu, W., Wu, X., Huang, K., Yan, S., Ma, L., Cao, H. & Tao, F. (2021). Early childhood screen time as a predictor of emotional and behavioral problems in children at 4 years: a birth cohort study in China. Environmental Health and Preventive Medicine, 26(1). https://doi:10.1186/s12199-020-00926-w

Loos, V. N. (2019). Relações entre o suporte parental e a habilidade de reconhecimento de expressões faciais em pré-adolescentes (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil). https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215152

López-Gil, J. F., Oriol-Granado, X., Izquierdo, M., Ramírez-Vélez, R., Fernández-Vergara, O., ... & García-Hermoso, A. (2020). Healthy Lifestyle Behaviors and Their Association with Self-Regulation in Chilean Children. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(16), 5676. https://doi:10.3390/ijerph17165676

Machado, P., Veríssimo, M., Torres, N., Peceguina, I., Santos, A. J. (2008). Relações entre o conhecimento das emoções, as competências académicas, as competências sociais e a aceitação entre pares. Análise Psicológica, 26(3), 463-478. DOI:10.14417/ap.508

Marciano, L., Ostroumova, M., Schulz, P. J., & Camerini, A. L. (2022). Digital media use and adolescents’ mental health during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis. Frontiers in Public Health, 9, 793868. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.793868

Markham, R., Adams, K. (1992). The effect of type of task on children’s identification of facial expressions. Journal of Nonverbal Behavior, 16(1), 21–39. https://link.springer.com/article/10.1007/BF00986877

Mesce, M., Ragona, A., Cimino, S., & Cerniglia, L. (2022). The impact of media on children during the COVID-19 pandemic: A narrative review. Heliyon, 8(12), e12489. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e12489

Moher, D., Liberati, A, Tetzlaff, J, Altman, D. G. & PRISMA Group (2009). Reprint—preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Physical therapy, 89(9), 873-880. DOI: 10.1371/journal.pmed.1000097.

Muppalla, S. K., Vuppalapati, S., Reddy Pulliahgaru, A., & Sreenivasulu, H. (2023). Effects of excessive screen time on child development: An updated review and strategies for management. Cureus, 15(6), e40608. https://doi.org/10.7759/cureus.40608

Nagata, J. M., Abdel Magid, H. S., & Pettee Gabriel, K. (2020). Screen time for children and adolescents during the coronavirus disease 2019 pandemic. Obesity, Silver Spring, 28(9), 1582-1583. https://doi.org/10.1002/oby.22917

Neves, K. S. S. M., Fosse, L. de O. S., Torres, T. R., & Napolitano, M. A. (2015). Da infância à adolescência: o uso indiscriminado das redes sociais. Rev. AMBIENTE ACADÊMICO, 1(2). https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/04/revista-ambiente-academico-edicao-2-artigo-7.pdf

Nobre, J. N. P., Santos, J. N. Santos, L. R., Guedes, S. C, Pereira, L., Costa, J. M. & Morais, R. L. S. (2021). Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & Saúde Coletiva [online], 26(3), 1127-1136. https://doi.org/10.1590/1413-81232021263.00602019

Panjeti-Madan, V. N., & Ranganathan, P. (2023). Impact of Screen Time on Children’s Development: Cognitive, Language, Physical, and Social and Emotional Domains. Multimodal Technologies and Interaction, 7(5), 52. https://doi.org/10.3390/mti7050052

Peixoto, M. J. R, Cassel, P. A., & Bredemeier, J. (2020). Implicações neuropsicológicas e comportamentais na infância e adolescência a partir do uso de telas. Research, Society and Development, 9(9), e772997188. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7188

Poulain, T., Sobek, C., Ludwig, J., Igel, U., Grande, G., Ott, V. & Vogel, M. (2020). Associations of Green Spaces and Streets in the Living Environment with Outdoor Activity, Media Use, Overweight/Obesity and Emotional Wellbeing in Children and Adolescents. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(17), 6321. https://doi:10.3390/ijerph17176321

Pons, F., Harris, P., Rosnay, M. (2004). Emotion comprehension between 3 and 11 years: Developmental periods and hierarchical organization. European journal of developmental psychology, 1(2), 127-152. https://doi.org/10.1080/17405620344000022

Purba, A. K., Thomson, R. M., Henery, P. M., Pearce, A., Henderson, M., & Katikireddi, S. V. (2023). Social media use and health risk behaviours in young people: Systematic review and meta-analysis. BMJ, 383, e073552. https://doi.org/10.1136/bmj-2022-073552

Qiu, S., An, P., Hu, J., Han, T. & Rauterberg, M. (2019). Compreendendo as experiências de percepção de sinais sociais de pessoas com deficiência visual na comunicação face a face. Acesso Universal na Sociedade da Informação. https://doi:10.1007/s10209-019-00698-3

Rahman. P. A., & Maznina, A. (2017). A. Different types of screen time and its effect towards social and emotional development among preschoolers in Labuan. STEEM Academic Journal, 17, 26-34. https://ir.uitm.edu.my/id/eprint/46598/1/46598.pdf

Raj, D., Mohd Zulkefli, N., Mohd Shariff, Z., & Ahmad, N. (2022). Determinants of excessive screen time among children under five years old in Selangor, Malaysia: A cross-sectional study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(6), 3560. https://doi.org/10.3390/ijerph19063560

Raju, V., Sharma, A., Shah, R., Tangella, R., Yumnam, S. D., Singh, J., Yadav, J., & Grover, S. (2023). Problematic screen media use in children and adolescents attending child and adolescent psychiatric services in a tertiary care center in North India. Indian Journal of Psychiatry, 65(1), 83-89. https://doi.org/10.4103/indianjpsychiatry.indianjpsychiatry_182_22.

Raman, S., Guerrero-Duby, S., McCullough, J. L., Brown, M., Ostrowski-Delahanty, S., Langkamp, D., et al. (2017). Screen exposure during daily routines and a young child’s risk for having social-emotional delay. Clinical Pediatrics, 56(13), 1244-1253. https://doi.org/10.1177/0009922816684600

Raouf, S. Y. A., Gabr, H. M., Al-Wutayd, O., & Al-Batanony, M. A. (2022). Video game disorder and mental wellbeing among university students: A cross-sectional study. Pan African Medical Journal, 41(89). https://doi.org/10.11604/pamj.2022.41.89.31322

Resende, M. A. A., da Fonseca, M. L., de Freitas, J. T., Gesteira, E. C. R., & Rossato, L. M. (2023). Impacts caused by the use of screens during the COVID-19 pandemic in children and adolescents: An integrative review. Revista Paulista de Pediatria, 42, e2022181. https://doi.org/10.1590/1984-0462/2024/42/20221812.

Rodger, H., Vizioli, L., Ouyang, X., & Caldara, R. (2015). Mapping the development of facial expression recognition. Developmental science, 18(6), 926-939. https://doi: 10.1111/desc.12281

Salviati, M. E. (2017). Manual do aplicativo Iramuteq. Planaltina, DF, http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati.

Sandes, M. F., Guedes, T. R., & Meneses, K. C. B. (2022). Avaliação do uso de telas digitais por crianças e adolescentes em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, 8(9), 64081-64113. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-245

Santana, M. I., Ruas, M. A., & Queiroz, P. H. B. (2021). O impacto do tempo de tela no crescimento e desenvolvimento infantil. Revista Saúde em Foco, 14, 169-179. https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2021/05/O-IMPACTO-DO-TEMPO-DE-TELA-NO-CRESCIMENTO-E-DESENVOLVIMENTO-INFANTIL.pdf

Santos, C. M. da C., Pimenta, C. A. de M., & Nobre, M. R. C. (2007). The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem [online], 15(3), 508-511. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023.

Sidera, F., Amadó, A., & Serrat, E. (2011). Do young children understand that pretend emotions are not real? In Paper presented at the meeting of III International Congress of Emotional Intelligence, Opatija. September. https://www.cairn.info/revue-l-annee-psychologique1-2014-2-page-231.htm

Silva, A. I. de P. (2017). Reconhecimento de expressões emocionais em crianças com queixas de comportamento ansioso e problemas do pensamento (Tese de doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil). https://repositorio.unb.br/handle/10482/31250

Skalická, V., Wold Hygen, B., Stenseng, F., Kårstad, S. B., & Wichstrøm, L. (2019). Screen time and the development of emotion understanding from age 4 to age 8: A community study. British Journal of Developmental Psychology. https://doi:10.1111/bjdp.12283

Skaug, S., Englund, K. T., Saksvik-Lehouillier, I., Lyndersen, S., & Wichstrøm, L. (2018). Parent-child interactions during traditional and interactive media settings: A pilot randomized control study. Scandinavian Journal of Psychology, 59(2), 135-145. https://doi.org/10.1111/sjop.12420

Small, G. W., Lee, J., Kaufman, A., Jalil, J., Siddarth, P., Gaddipati, H., Moody, T. D., & Bookheimer, S. Y. (2020). Brain health consequences of digital technology use. Dialogues in Clinical Neuroscience, 22(2), 179-187. https://doi.org/10.31887/DCNS.2020.22.2/gsmall

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). (2019). Departamento de Adolescência. #Menos Telas #Mais Saúde. Rio de Janeiro: SBP. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). (2020). Departamento de Adolescência. Recomendações sobre o uso saudável das telas digitais em tempos de pandemia da COVID-19 # BOAS TELAS # MAIS SAÚDE. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22521b-NA_Recom_UsoSaudavel_TelasDigit_COVID19__BoasTelas__MaisSaude.pdf

Souza, M. A. R. D., Wall, M. L., Thuler, A. C. D. M. C., Lowen, I. M. V., & Peres, A. M. (2018). O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, e03353.

Suchert, V., Hanewinkel, R., & Isensee, B. (2015). Sedentary behavior and indicators of mental health in school-aged children and adolescents: A systematic review. Preventive Medicine, 76, 48-57. https://doi:10.1016/j.ypmed.2015.03.026

Tandon, P. S., Zhou, C., Sallis, J. F., Cain, K. L., Frank, L. D., & Saelens, B. E. (2022). Home environment relationships with children’s physical activity, sedentary time, and screen time by socioeconomic status. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 9, 88. https://doi.org/10.1186/1479-5868-9-88

Tonks, J., Williams, W. H., Frampton, I., Yates, P., & Slater, A. (2007). Assessing emotion recognition in 9–15 years olds: preliminary analysis of abilities in reading emotion from faces, voices and eyes. Brain Injury, 21(6), 623-629. https://doi.org/10.1080/02699050701426865

Uhls, Y. T., Michikyan, M., Morris, J., Garcia, D., Small, G. W., Zgourou, E., &Greenfield, P. M. (2014). Five days at outdoor education camp without screens improves preteen skills with nonverbal emotion cues. Computers in Human Behavior, 39, 387-392. https://doi:10.1016/j.chb.2014.05.036

Vicari, S. Reilly, J. S., Pasqualetti, P., Vizzoto, A., Caltagirona, C. (2000). Recognition of facial expressions of emotions in school-age children: the intersection of perceptual and semantic categories. Acta Pediatrica, 89(7), 836–845. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10943968/

Zhang, Y., Tian, S., Zou, D., Zhang, H., & Pan, C. (2022). Screen time and health issues in Chinese school-aged children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. BMC Public Health, 22, 810. https://doi.org/10.1186/s12889-022-13155-3

Downloads

Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

Revisões Críticas da Literatura