Comprometimento cognitivo leve e reabilitação neuropsicológica: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Sharon Sanz Simon Universidade de São Paulo - USP
  • Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é frequentemente definido como a zona de transição entre o envelhecimento saudável e a demência, sendo comuns déficits de memória. Assim, a Reabilitação Neuropsicológica (RN) pode ser uma importante intervenção, envolvendo aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais, buscando a melhora da qualidade de vida do idoso. A presente revisão bibliográfica investigou os benefícios da RN para os idosos com CCL. Por meio das bases de dados MEDLINE e PsycINFO foram encontrados 15 estudos, publicados entre 2002 e maio de 2009. Como resultado das intervenções realizadas foi descrita melhora das funções cognitivas, tais como memória episódica e operacional, praxia construtiva, aprendizado psicomotor, raciocínio e velocidade de processamento. Além disto, houve benefícios funcionais e emocionais, tais como melhora do bem estar, da autoconfiança, da percepção sobre a própria memória, nos relacionamentos sociais e no humor. Todavia, houve controvérsias entre os estudos e limitações metodológicas importantes, sendo necessárias pesquisas com amostras maiores, desenhos experimentais controlados e randomizados, maior consenso sobre os intrumentos utilizados e mais acompanhamento a longo prazo dos benefícios alcançados.

Biografia do Autor

Sharon Sanz Simon, Universidade de São Paulo - USP

Psicóloga formada pela PUC-SP. Vencedora da XVI edição do prêmio Ana Maria Poppovic para o melhor Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia da PUC/SP em 2009. Atualmente é colaboradora do Projeto Terceira Idade (PROTER), do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Psicóloga pela PUC-SP. Mestre em Psicologia Experimental e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP; Professora do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – PUC/SP. Orientadora do TCC premiado.

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Artigos Teóricos