Contribuições do Teatro no Desenvolvimento de Adolescentes
Uma Revisão Crítica da Literatura
Palavras-chave:
Adolescência, Ensino Médio, Psicologia Histórico-Cultural, Teatro, DesenvolvimentoResumo
Ao analisar os índices de abandono escolar, reprovação e violência, torna-se urgente a criação de práticas de intervenção voltadas ao Ensino Médio no contexto da escola pública. O presente artigo tem como objetivo analisar como as pesquisas recentes no campo da Psicologia têm compreendido o uso do teatro no trabalho do(a) psicólogo(a) em contextos coletivos. Para isso, foi realizada uma revisão crítica de literatura em duas bases de dados: (1) Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e (2) a Scientific Electronic Library Online [SciELO], utilizando-se os descritores “Teatro” e “Psicologia”. Foram analisadas 25 produções científicas referentes ao período de 2015-2019, sendo elas: 7 teses, 15 dissertações e 3 artigos. Como resultado, os estudos apontam o caráter fortemente político do teatro, visto que sua prática favorece a autonomia dos sujeitos e impulsiona seu potencial de ação para a transformação dos contextos de que tomam parte. Logo, as pesquisas analisadas apontam que o teatro pode ser um importante instrumento de atuação do psicólogo escolar, promovendo espaços de expressão, reposicionamento das emoções, colocando em foco os conflitos do ambiente escolar, abrindo espaços dialógicos para a ressignificação das relações.
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