Contribuições do Teatro no Desenvolvimento de Adolescentes

Uma Revisão Crítica da Literatura

Autores

Palavras-chave:

Adolescência, Ensino Médio, Psicologia Histórico-Cultural, Teatro, Desenvolvimento

Resumo

Ao analisar os índices de abandono escolar, reprovação e violência, torna-se urgente a criação de práticas de intervenção voltadas ao Ensino Médio no contexto da escola pública. O presente artigo tem como objetivo analisar como as pesquisas recentes no campo da Psicologia têm compreendido o uso do teatro no trabalho do(a) psicólogo(a) em contextos coletivos. Para isso, foi realizada uma revisão crítica de literatura em duas bases de dados: (1) Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e (2) a Scientific Electronic Library Online [SciELO], utilizando-se os descritores “Teatro” e “Psicologia”. Foram analisadas 25 produções científicas referentes ao período de 2015-2019, sendo elas: 7 teses, 15 dissertações e 3 artigos. Como resultado, os estudos apontam o caráter fortemente político do teatro, visto que sua prática favorece a autonomia dos sujeitos e impulsiona seu potencial de ação para a transformação dos contextos de que tomam parte. Logo, as pesquisas analisadas apontam que o teatro pode ser um importante instrumento de atuação do psicólogo escolar, promovendo espaços de expressão, reposicionamento das emoções, colocando em foco os conflitos do ambiente escolar, abrindo espaços dialógicos para a ressignificação das relações.

Biografia do Autor

Beatriz Garcia Perondini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Aluna extensionista na UNICAMP (2018) e PUCC (2022) com foco na prevenção do comportamento suicida. Bolsista FAPIC com o tema "CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL - 2020-2021".

Guilherme Siqueira Arinelli, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor (2022) em Psicologia pela PUC-Campinas (Bolsista CNPq) com estágio doutoral na City University of New York (CUNY, EUA). Psicólogo (2014) e Mestre em Psicologia (2017), pela PUC-Campinas. Colaborador do grupo de pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas
(PROSPED), da PUC-Campinas, desde 2012.

Matheus Henrique da Silva Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando em Psicologia pela PUC-Campinas, com período de estágio doutoral na Universidade de Oslo (UiO, Oslo, Noruega). Psicólogo (2019) e Mestre (2022) em PUC-Campinas (Bolsista CNPq). Membro do
grupo de pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED), da PUC-Campinas, desde 2020.

Vera Lucia Trevisan de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da PUC-Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (Prosped). Possui graduação em Psicologia (1985), mestrado (1998)
e doutorado (2004) em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP.

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Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

Revisões Críticas da Literatura