RELAÇÕES ENTRE PODER PÚBLICO E SOCIEDADE NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE SOB O ENFOQUE DAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Lívia Maria Pádua Ribeiro Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras - UFLA

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o conteúdo do discurso dos atores sociais envolvidos na gestão de resíduos sólidos de um município mineiro de modo a verificar as relações existentes entre eles e relacioná-las com as abordagens da administração pública. Optou-se por uma pesquisa qualitativa. Utilizou-se de um roteiro semi-estruturado e aplicou-se a técnica de análise do conteúdo. As entrevistas foram relacionadas com as abordagens da administração pública. Constatou-se que nenhuma abordagem apareceu nas relações na sua forma pura, apresentando-se combinada umas com as outras. Verificou-se nas relações a existência das abordagens patrimonialista, burocrática, gerencial, societal e sistêmica.

Biografia do Autor

Lívia Maria Pádua Ribeiro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutoranda em Administração pela UFLA

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, mestre e graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professor associado da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Administração e Economia.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Edição

Seção

Artigos