Relações de gênero e poder: um estudo com professoras-gerentes em uma universidade pública

Autores

  • Adílio Renê Almeida Miranda UFLA/Unifal-MG
  • Flávia Luciana Naves Mafra UFLA
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle UFLA

Palavras-chave:

, Relações de gênero, Poder, Gerência universitária

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de compreender como as relações de poder se manifestam no cotidiano de professoras-gerentes de uma universidade pública. Foi utilizada a pesquisa de caráter qualitativo, com o método de pesquisa história de vida. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras que ocuparam/ocupam cargos gerenciais em uma universidade pública. Dentre as dificuldades enfrentadas por algumas professoras no exercício da função gerencial estão a questão das assimetrias de poder expostas de forma simbólica, casos de assédio moral, o fenômeno do “teto de vidro”, a discriminação e o preconceito, principalmente por meio do discurso e do humor.

Biografia do Autor

Adílio Renê Almeida Miranda, UFLA/Unifal-MG

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

Flávia Luciana Naves Mafra, UFLA

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

Mônica Carvalho Alves Cappelle, UFLA

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

Downloads

Publicado

2014-07-10

Edição

Seção

Artigos