EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE DE TRABALHO DO SETOR DE SERVIÇOS

Autores

  • Lina Eiko Nakata Universidade de São Paulo - USP
  • Natacha Bertoia da Silva Universidade de São Paulo - USP
  • Heliani Berlato dos Santos Universidade de São Paulo - USP
  • André Luiz Fischer Universidade de São Paulo - USP

Resumo

No setor de serviços verifica-se dependência exclusiva das competências humanas, sendo importante compreender as expectativas dos indivíduos no trabalho. As organizações devem valorizar pessoas e entender suas motivações, e é neste contexto que se objetivou compreender as expectativas em relação à aprendizagem. Buscaram-se descrever as expectativas dos indivíduos conforme suas características demográficas e mapear estatisticamente as expectativas de aprendizagem considerando idade, tempo na empresa, escolaridade e setor de atuação. Verificou-se que jovens e novos na empresa são aqueles que priorizam aprendizado. Adicionalmente, pessoas mais velhas e tempo na empresa, mesmo tendo considerável expectativa sobre aprendizagem, preferem identidade com a organização.

Biografia do Autor

Lina Eiko Nakata, Universidade de São Paulo - USP

FEA-USP, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Esags, Escola Superior de Administração e Gestão.

Natacha Bertoia da Silva, Universidade de São Paulo - USP

FEA-USP, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Heliani Berlato dos Santos, Universidade de São Paulo - USP

FEA-USP, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

André Luiz Fischer, Universidade de São Paulo - USP

FEA-USP, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2010-02-23

Edição

Seção

Artigos