ESPAÇO GLOBAL: TERRITÓRIO, CULTURA E IDENTIDADE

Autores

  • Marcelo Milano Falcão Vieira Fundação Getulio Vargas
  • Eurípedes Falcão Vieira Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
  • Glauco da Costa Knopp Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV)

Resumo

Este ensaio visa uma abordagem analítica das articulações entre território, cultura e identidade no espaço global. O território cultural, formado pela apropriação do espaço físico de um lado e, de outro, a construção do espaço econômico e social no processo de desenvolvimento de costumes, comportamentos, arte e cultura, abriu-se, na presente modernidade, à inserção e interação entre as culturas local e global. Isso significa que há uma cultura local interagindo com a cultura global. Ao analisar questões ligadas a território, cultura e identidade coloca-se a perspectiva de futuro, com novos avanços no processo de formação de uma sociedade global enriquecida com a multiplicidade de identidades culturais. Palavras-chaves: território; cultura; espaço global; identidade

Biografia do Autor

Marcelo Milano Falcão Vieira, Fundação Getulio Vargas

Ph.D. em Administração pela University of Edinburgh, Escócia. Professor de Estudos Organizacionais na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV). Pesquisador do CNPq e coordenador da unidade do Rio de Janeiro do grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional.

Eurípedes Falcão Vieira, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul

Doutor em Geografia pela Universidad Del Salvador, Buenos Aires e Bacharel em Ciências Políticas e Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (RS); Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Brasil. Interesses atuais de pesquisa: geoestratégia dos espaços econômicos globais; poder e gestão de territórios; desenvolvimento sócio-territorial.

Glauco da Costa Knopp, Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV)

Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV).

Downloads

Publicado

2010-09-23

Edição

Seção

Artigos