Aumento do Poder de Compra do Varejo e o Impacto nas Estratégias de Precificação

Autores

  • Mariana Nascimento Bicalho Universidade de São Paulo
  • Kavita Miadaira Hamza Universidade de São Paulo
  • Marcos Roberto Luppe Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Varejo, Precificação, Posicionamento de Marca, Poder de Compra

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar as estratégias de posicionamento e de preço de bens de consumo do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, observar se existem discrepâncias entre a estratégia que as empresas recomendam e o preço praticado nas grandes redes de varejo e, consequentemente, seus impactos no posicionamento desses produtos em comparação com a concorrência. Foram coletados dados sobre posicionamento e estratégias de preço de duas marcas de uma empresa multinacional, além de dados secundários de volume de vendas e preços médios praticados nos pontos de venda. A análise dos resultados revelou que o incorreto posicionamento dos produtos pode impactar negativamente a rentabilidade de alguns produtos e categorias, bem como danificar a imagem da marca. Os fatores identificados como sendo determinantes nos impactos das variações de preço foram: elasticidade da demanda, relação preço-qualidade e diferenciação de marca.

Biografia do Autor

Mariana Nascimento Bicalho, Universidade de São Paulo

Bacharel em Administração pela Universidade de São Paulo

Kavita Miadaira Hamza, Universidade de São Paulo

Professora da Universidade de São Paulo – USP. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo – USP.

Marcos Roberto Luppe, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP

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Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Artigos