Optar pelo Consumo Colaborativo Pode Aumentar seu Bem-Estar?

Autores

  • Valentina Ortiz Ubal Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
  • Lucas Roecker Lazarin Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Palavras-chave:

Consumo Colaborativo, Bem-estar, Marketing

Resumo

Esta pesquisa analisa narrativas e percepções quanto ao impacto da adesão ao consumo colaborativo no bem-estar dos consumidores. Para isso, realiza uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, na qual 41 participantes responderam a questionário aberto, com posterior análise de conteúdo na perspectiva interpretativista. Com as verificações, propõe-se que (1) a adesão ao consumo colaborativo aumenta o bem-estar dos consumidores; (2) o aumento de bem-estar nos consumidores no consumo colaborativo é distinto do aumento que ocorre na situação de consumo tradicional; (3) o aumento de bem-estar devido ao consumo colaborativo, diferente daquele oriundo do consumo tradicional, deve-se principalmente (a) às interações sociais, (b) à economia de custos, (c) ao altruismo e (d) à consciência ambiental, propiciadas pelas práticas de colaboração e compartilhamento.

Biografia do Autor

Valentina Ortiz Ubal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 

Lucas Roecker Lazarin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Doutorando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

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Publicado

2019-06-14

Edição

Seção

Artigos