Fatores determinantes que influenciam a sociedade digital brasileira

Autores

Palavras-chave:

Sociedade Digital, TIC, Internet, Igualdade digital

Resumo

Vivemos em uma sociedade digital que é determinada e determina os padrões dos indivíduos, onde observamos o aumento da importância da Internet na vida das pessoas, independente de classe social, idade, região ou ocupação. A partir disso, o objetivo do trabalho foi analisar os fatores que influenciam o desenvolvimento da Sociedade Digital. Foi realizada modelagem de equações estruturais e o resultado mostrou que todas as relações foram significativas com influências positivas na sociedade digital. Embora exista uma alta aderência do uso da Internet no Brasil, principalmente devido ao grande número de telefones celulares conectados à rede, ainda existe uma parcela significativa da população sem acesso à Internet. Mesmo quando a infraestrutura de acesso está disponível, o estudo aponta para a necessidade de investimento no conhecimento e competência dos usuários para uso pleno das funcionalidades disponíveis na rede.

Referências

Apdillah, D., Panjaitan, K., Stefanny, N. T. P., & Surbakti, F. A. (2022). The Global Competition In The Digital Society 5.0 Era: The Challenges Of The Younger Generation. Journal of Humanities, Social Sciences and Business (JHSSB), 1(3), 75-80.

Akiyoshi, M., & Ono, H. (2008). The diffusion of mobile Internet in Japan. The Information Society, 24(5), 292-303.

Bellini, C. G. P. (2018). The ABCs of effectiveness in the digital society. Communications of the ACM, 61(7), 84-91.

Bellini, C. G. P., Giebelen, E., & Casali, R. D. R. B. (2010). Limitações digitais. Informação & Sociedade: Estudos, 20(2), 25-35.

Bellini, C. G. P., Isoni Filho, M. M., de Moura Junior, P. J., & de Faria Pereira, R. D. C. (2016). Self-efficacy and anxiety of digital natives in face of compulsory computer-mediated tasks: A study about digital capabilities and limitations. Computers in Human Behavior, 59, 49-57.

Boyera, S. (2007). Can the mobile web bridge the digital divide?. interactions, 14(3), 12-14.

de Brito, S. R., da Silva, A. D. S., Cruz, A. G., de Abreu Monteiro, M., Vijaykumar, N. L., da Silva, M. S., ... & Francês, C. R. L. (2016). Concentration of access to information and communication technologies in the municipalities of the brazilian legal amazon. PloS one, 11(4).

Castells, M. (2004). A galáxia internet: reflexões sobre Internet. Negócios e Sociedade Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Castells, M. (2014). The impact of the internet on society: a global perspective. Change, 19, 127-148.

CETIC - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação <https://www.cetic.br> Acesso em: 01 de julho de 2019

CGI. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil 2011: TIC domicílios. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018.

Chang, C. C., & Lin, T. H. (2020). Autocracy login: internet censorship and civil society in the digital age. Democratization, 27(5), 874-895.

DiMaggio, P., Hargittai, E., Celeste, C., & Shafer, S. (2004). Digital inequality: From unequal access to differentiated use. In Social inequality (pp. 355-400). Russell Sage Foundation.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, 18(1), 39-50.

Fuchs, C. (2009). The role of income inequality in a multivariate cross-national analysis of the digital divide. Social Science Computer Review, 27(1), 41-58.

Hair Jr, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C., & Sarstedt, M. (2016). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage publications.

Hargittai, E. (2010). Digital na (t) ives? Variation in internet skills and uses among members of the “net generation”. Sociological inquiry, 80(1), 92-113.

Grützner-Zahn, A., & Rehm, G. (2022). Introducing the digital language equality metric: Contextual factors. In Proceedings of the Workshop Towards Digital Language Equality within the 13th Language Resources and Evaluation Conference (pp. 13-26).

Jara, I., Claro, M., Hinostroza, J. E., San Martín, E., Rodríguez, P., Cabello, T., ... & Labbé, C. (2015). Understanding factors related to Chilean students' digital skills: A mixed methods analysis. Computers & Education, 88, 387-398.

Kaztman, R. (2010). Impacto social de la incorporación de las nuevas tecnologías de información y comunicación en el sistema educativo. CEPAL.

Knop, M. F. T. (2017). Exclusão digital, diferenças no acesso e uso de tecnologias de informação e comunicação: questões conceituais, metodológicas e empíricas. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais: Cadecs, 5(2), 39-58.

Junior, E. F. Z. P., Schroeder, E. A., & Dolci, D. B. (2019). Limitações digitais e suas causas e consequências na efetividade do uso do site Trello no Planejamento Estratégico de uma Secretaria de Educação à distância de uma Universidade Federal. EmRede-Revista de Educação a Distância, 6(1), 69-85.

Laptev, V., & Fedin, V. (2020). Legal Awareness in a Digital Society. Russ. LJ, 8, 138.

Peres, M. R. (2011). Competência informacional: educação e sociedade.

Salata, A., Costa, L., & Ribeiro, M. G. (2013). Desigualdades digitais: Acesso e uso da internet, posição socioeconómica e segmentação espacial nas metrópoles brasileiras. Análise social, (207), 288-320.

Santos, V. M. dos, Cernev, A. K. ., Saraiva, G. M. M. ., & Bida, A. G. (2022). Faculty experience and digital platforms in education. REGE Revista De Gestão, 29(3), 252-266.

Saputra, M., & Al Siddiq, I. H. (2020). Social Media and Digital Citizenship: The Urgency of Digital Literacy in The Middle of A Disrupted Society Era. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 15(07), 156-161.

Scheerder, A., van Deursen, A., & van Dijk, J. (2017). Determinants of Internet skills, uses and outcomes. A systematic review of the second-and third-level digital divide. Telematics and informatics, 34(8), 1607-1624.

Silvino, A. M. D., & Abrahão, J. I. (2003). Navegabilidade e inclusão digital: usabilidade e competência. RAE eletrônica, 2(2), 0-0.

Small, M. L., & Newman, K. (2001). Urban poverty after the truly disadvantaged: The rediscovery of the family, the neighborhood, and culture. Annual Review of sociology, 27(1), 23-45.

Sorj, B., & Guedes, L. E. (2008). Internet y pobreza.

Sorj, B., & Lissovsky, M. (2010). Internet in Brazilian public schools: Policies beyond politics. International Review of Information Ethics, 14, 12-63.

Stofkova, K. R., & Stofkova, J. (2020). Use of Open Data in the Development of the Digital Economy in the Knowledge Society in the Era of Globalization. In SHS Web of Conferences (Vol. 74, p. 03008). EDP Sciences.

Sulaiman, S., Imran, A., Hidayat, B. A., Mashuri, S., Reslawati, R.,&Fakhrurrazi, F. (2022). Moderation religion in the era society 5.0 and multicultural society: Studies based onlegal, religious, and social reviews. Linguistics and Culture Review, 6, 180–193.

United States. Economics, Statistics Administration, United States. National Telecommunications, & Information Administration (NTIA). (2000). Falling Through the Net: Toward Digital Inclusion: a Report on Americans' Access to Technology Tools. US Department of Commerce, Economic and Statistics Administration.

Van Deursen, A. J., Helsper, E. J., & Eynon, R. (2016). Development and validation of the Internet Skills Scale (ISS). Information, Communication & Society, 19(6), 804-823.

Van Deursen, A. J., & van Dijk, J. A. (2014). Digital skills: Unlocking the information society. Springer.

Volungevičienė, A., Teresevičienė, M., & Ehlers, U. D. (2020). When is open and online learning relevant for curriculum change in higher education? Digital and network society perspective. Electronic journal of e-Learning. Sonning Common: Academic Publishing Limited, 2020, Vol. 18, iss. 1.

Downloads

Publicado

2024-01-01

Edição

Seção

Artigos