ANÁLISE DA FORMAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO OFERECIDOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS NA ZONA DA MATA MINEIRA À LUZ DA RESOLUÇÃO CNE/CES N° 4 - DE 13 DE JULHO DE 2005

Autores

  • Gustavo Bastos Braga
  • Bruno Silva Olher
  • Francimar Natália Silva Cruz Reis
  • Adriel Rodrigues de Oliveira

Palavras-chave:

Matriz curricular, Administração, CNE/CES

Resumo

No final do século XIX a administração surge como profissão, no Brasil somente na década de 40 iniciam-se os primeiros cursos. Em voga na nação brasileira pelos os altos salários torna cada vez mais importante a discussão sobre o currículo do administrador. Essa conjuntura contribuiu para o escopo deste artigo, verificar as semelhanças e a adequação a realidade local das matrizes curriculares dos cursos superiores de administração oferecidos por instituições federais na Zona da Mata Mineira. Como uma abordagem teórica fez-se um apanhado histórico dos ciclos dos currículos de administração, sob a luz de autores como Andrade e AMBRONI, culminando em uma análise da legislação vigente. Para tal objetivo, utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, através análise de frequência das cargas horárias dedicadas a cada eixo de competência de acordo com a Resolução CNE/CES n° 4, de 13 de julho de 2005, nos cursos estudados. Os resultados apontaram a presença de grades excessivamente distintas e, em alguns casos, não se preocupando em atender a necessidade local.

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