CULTURA REGIONAL MINEIRA E RELAÇÕES COMERCIAIS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO NO VAREJO

Autores

  • Cléria Donizete da Silva Lourenço Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Cultura regional, Varejo, Pequenas empresas

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como os traços culturais mineiros se manifestam nas relações de troca comercial entre funcionários de micro e pequenas empresas varejistas e seus consumidores em um município de pequeno porte no Sul de Minas Gerais. A pesquisa qualitativa foi realizada em cinco empresas durante um ano utilizando-se o método etnográfico. A observação participante e a entrevista em profundidade foram utilizadas como técnica de coleta de dados. Quanto aos resultados, evidenciou-se como a tranquilidade, o apego à tradição, o bom senso, a discrição, a dissimulação, a hospitalidade e a desconfiança se manifestaram no cotidiano das empresas pesquisadas.

Biografia do Autor

Cléria Donizete da Silva Lourenço, Universidade Federal de Lavras

Doutora em administração Profa. adjunta do Departamento de Administração e Economia - DAE Universidade Federal de Lavras _ UFLA Área: Estudos organizacionais

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-08-15

Edição

Seção

Artigos