Jogando com competências
dinâmicas e gamificação no ensino de contabilidade de custos
Palavras-chave:
Contabilidade de custos, Dinâmicas de grupo, Games, Metodologias ativas, Atividades lúdicas, Aprendizagem baseada em competênciasResumo
O presente estudo analisou como atividades lúdicas e dinâmicas de grupo contribuem para o desenvolvimento de competências no ensino de Contabilidade de Custos. A partir de uma revisão sistemática da literatura e análise de trabalhos publicados em artigos e anais de congressos, foram identificadas nove propostas metodológicas, incluindo jogos de tabuleiro, simulações, RPGs digitais e recursos de gamificação. Os resultados evidenciam que essas metodologias favorecem a aprendizagem conceitual, promovem engajamento ativo e estimulam o desenvolvimento de competências técnicas, cognitivas, interpessoais, digitais e éticas. Também identificou tendências emergentes, como o uso de inteligência artificial em jogos digitais, que ampliam a personalização e a interatividade do aprendizado. Os achados estão alinhados com os IES emitidos pelo IFAC e o Management Accounting Competency Framework do IMA, bem como com as Diretrizes Curriculares Nacionais, indicando que essas atividades podem integrar teoria e prática de forma eficaz, preparando os estudantes para os desafios da profissão.
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