Jogando com competências

dinâmicas e gamificação no ensino de contabilidade de custos

Autores

Palavras-chave:

Contabilidade de custos, Dinâmicas de grupo, Games, Metodologias ativas, Atividades lúdicas, Aprendizagem baseada em competências

Resumo

O presente estudo analisou como atividades lúdicas e dinâmicas de grupo contribuem para o desenvolvimento de competências no ensino de Contabilidade de Custos. A partir de uma revisão sistemática da literatura e análise de trabalhos publicados em artigos e anais de congressos, foram identificadas nove propostas metodológicas, incluindo jogos de tabuleiro, simulações, RPGs digitais e recursos de gamificação. Os resultados evidenciam que essas metodologias favorecem a aprendizagem conceitual, promovem engajamento ativo e estimulam o desenvolvimento de competências técnicas, cognitivas, interpessoais, digitais e éticas. Também identificou tendências emergentes, como o uso de inteligência artificial em jogos digitais, que ampliam a personalização e a interatividade do aprendizado. Os achados estão alinhados com os IES emitidos pelo IFAC e o Management Accounting Competency Framework do IMA, bem como com as Diretrizes Curriculares Nacionais, indicando que essas atividades podem integrar teoria e prática de forma eficaz, preparando os estudantes para os desafios da profissão.

Biografia do Autor

Emilene Faria Mesquita, Universidade de Aveiro

Mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP. Investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e Doutoranda da Universidade de Aveiro. 

Fernando de Almeida Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutor em Ciências Contábeis - PUC-SP; Doutor: Ciências Sociais - PUC-SP;Mestre: Administração de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista: Avaliação Institucional - UNB; Graduado em  Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Administração Pública.

Professor da PUC-SP (desde 2003).

 

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Publicado

2025-09-19

Edição

Seção

Artigos