O FOGÃO DA SOCIÉTÉ ANONYME DU GAZ SUGESTÕES PARA UMA LEITURA HISTÓRICA DE IMAGEM PUBLICITÁRIA
Palavras-chave:
Documento visual, texto e imagem, leitura histórica de imagem.Resumo
O objetivo do artigo é preponderantemente metodológico e consiste em um exercício de leitura de uma imagem publicitária de um fogão a gás, publicada no Rio de Janeiro, 1913. Texto e imagem visual são submetidos a uma seleção preliminar de atributos empíricos e, a seguir, confrontados entre si para responder a três conjuntos de questões históricas relativas às implicações da tecnologia, a existência de um sistema (invisível) e a ambiguidade na identificação dos destinatários da mensagem.
Downloads
Edição
Seção
								Artigos
							
						Licença
Copyright (c) 2012 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
 
						 
							