Explorando a imagem da educação de alunos surdos:

Aprendizagem e socialização

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Recursos visuais, Identidade cultural, Educação bilíngue

Resumo

Este estudo explora o papel das imagens na educação de pessoas surdas, analisando sua importância na visibilidade da surdez, na identidade dos/as alunos/as e nas práticas pedagógicas. A pesquisa, de natureza bibliográfica, revisa a literatura sobre recursos visuais na educação de surdos/as. A visibilidade da surdez é essencial para valorizar a diversidade e impactar a autoestima dos/as alunos/as. As imagens, como ferramentas pedagógicas, facilitam a compreensão de conteúdos e a comunicação entre professores/as e alunos/as, contribuindo para a formação da identidade cultural e visual dos surdos. Destaca-se a importância de desenvolver materiais didáticos visuais acessíveis, promovendo um ambiente inclusivo que respeite as vozes das comunidades surdas. Políticas públicas que apoiem essa abordagem são essenciais para garantir uma educação bilíngue que valorize a cultura surda.

Biografia do Autor

Rosimeire Pereira de Oliveira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Possui graduação em LETRAS- LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA pela Faculdade de Pimenta Bueno (2012), graduação em ARTES VISUAIS pela FACULDADE FAVENI (2021)., Pós Graduação em Libras pela Faculdade de Santo André, e Docência do ensino superior. Atualmente é professora de língua portuguesa e Artes do Governo do Estado do Mato Grosso. Lecionou na UNEMAT- Universidade de Mato Grosso. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais 

Claudionei Vicente Cassol, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Pós doutorando em Educação (PPGE - Unochapecó, Chapecó-SC, sob supervisão da Professora Dra. Cláudia Battestin). Pós-Doutorado em Educação nas Ciências (Unijuí - 2020), Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí - 2018); Mestre em Educação (Unisinos, 2006); Licenciado em Filosofia, História Psicologia da Educação (FAFIMC - 1989). Professor no CE Dr Dorvalino Luciano de Souza (Cerro Grande-RS) e na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Campus de Frederico Westphalen - RS), Cursos de Graduação e no PPGEDU. Pesquisa questões de Política republicana e Políticas de Estado; Filosofia social; Escola pública; Pluralidade, identidade e ambivalência/plurivalência; Filosofias do indivíduo; Dialéticas e hermenêuticas da solidariedade; Problemas bioéticos e Filosofia da Educação. Coordena o Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia) - URI-FW. Coordena, em parceria com Claudir Miguel Zuchi, Sapientia Vitae, série de publicações com discussões filosóficas da Editora da URI-FW.

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Publicado

2025-09-10

Edição

Seção

Artigos Dossiê