A histórica reivindicação do movimento negro brasileiro por acesso à educação

Autores

Palavras-chave:

História, Educação, Direito, Inclusão

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a histórica reivindicação do Movimento Negro Brasileiro por acesso à educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica apoiada na Teoria Crítica da Raça (TCR). O método eleito para a análise de dados articula hermenêutica e dialética que nos permitiu tanto interpretar os sentidos dos discursos elaborados (hermenêutica), quanto lhes compreender os sentidos através da contradição, do contexto histórico e social em que foram constituídos (dialética). Os resultados apontam que o Movimento Negro em sua trajetória histórica se tornou um importante ator social na reivindicação, proposição e luta por políticas educacionais mais justas.

Biografia do Autor

Enilton Ferreira Vieira, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Administrador e Advogado. Possui experiência na área de administração pública, com ênfase em contabilidade e finanças públicas e auditoria. No âmbito acadêmico, dedica-se a estudos que possibilitem o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a participação, a ampliação e a integração de pessoas socialmente vulneráveis. Pesquisador e membro no Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola e Escolar (GEPEI). E-mail: nilton331@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1875-8843

Piedade Lino Videira , Universidade Federal do Amapá

Mestre,  Doutora e Pós-Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação, Stricto Sensu, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará  (UFC). Eixos Temáticos de Pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Linha teórica: Sociopoética, Cultura e Relações Étnico-Raciais e História e Memória da Educação. Sou Professora Assistente III na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lotada no Curso de Pedagogia,  integro, também,  o Corpo Docente do Programa de Pós-graduação em Educação(PPGED-UNIFAP), do Curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos (EECT-UNIFAP) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva/PROFEI (UNESP-UNIFAP). Sou líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção Pedagógica em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-Raciais, com Ênfase em Educação Quilombola e Escolar (GEPEI) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB-UNIFAP). E-mail:  piedadevideira08@gmail.com  https://orcid.org/0000-0001-5325-9073

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Lider e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER).Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2947-5347

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Publicado

2025-09-10

Edição

Seção

Artigos Dossiê