Seminário da Glória
Raça, gênero e educação no cotidiano de uma instituição assistencial (São Paulo, 1825-1872)
Palavras-chave:
Seminário da Glória, Educação feminina, Brasil Império, CotidianoResumo
O Seminário da Glória foi uma instituição educacional localizada na cidade de São Paulo, em funcionamento entre 1825 e 1940, que tinha como intuito acolher meninas órfãs e filhas de pais pobres, oferecendo a estas crianças acesso à educação e à instrução profissionalizante. O período delineado por esta pesquisa investiga a história do estabelecimento entre os anos de 1825 e 1872. O trabalho tem como objetivo analisar o projeto educacional e as dinâmicas da vida interna na instituição, observando a forma como conceitos de classe, raça e gênero constituíram elementos centrais nos processos de admissão e educação das internas do Seminário. Para a realização deste estudo, foram utilizadas fontes levantadas em fundos documentais do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) e jornais em circulação na província de São Paulo, publicados entre 1827 e 1878, encontrados no acervo da Hemeroteca da Biblioteca Nacional.
Referências
APARECIDO, M. I. Igreja e educação feminina (1859-1919): uma face do conservadorismo. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
ARIZA, M. B. de A. Mães infames, rebentos venturosos – mulheres e crianças, trabalho e emancipação em São Paulo (século XIX). Doutorado, USP, São Paulo, Brasil, 2017.
ARAÚJO, C. F. Os frutos enjeitados: o abandono de crianças na Mariana oitocentista. In: VENANCIO, R. P. (Org). Uma história social do abandono de crianças – de Portugal ao Brasil: séculos XVIII e XIX. São Paulo: Alameda/Editora PUC Minas. 2010
ASSIS, M. de. Pai contra mãe. Porto Alegre: Editora Artes e Ofícios, 2007.
AZEVEDO, F. de. A cultura brasileira. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1963. [4ª Ed.].
BORGES, W. R. A profissionalização feminina, uma experiência no ensino público. São Paulo: Edições Loyola,1980.
BETHENCOURT, F. Imperialismos e hierarquias raciais (século XIX). In: Racismos: das Cruzadas ao Século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
CHALHOUB, S. População e sociedade. In: CARVALHO, J. M. de (Org). A construção nacional: 1830-1889, vol. 2. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
DORATIOTO, F. Memórias de Dorothee Duprat de Lassere: relato de uma prisioneira na Guerra do Paraguai (1870). São Paulo: Chão Editora, 2023.
FARIA, S. de C. A propósito das origens dos enjeitados no periodo escravista. In: VENÂNCIO, R. P. (Org). Uma história social do abandono de crianças: de Portugal ao Brasil, séculos XVIII e XIX. São Paulo: Alameda/Editora PUC Minas, 2010, pp. 87-91.
GONÇALVES, D. V. Mapas de frequência a escolas de primeiras letras fontes para uma história da escolarização e do trabalho docente em São Paulo na primeira metade do século XIX. Revista Brasileira de História de Educação, v. 8, n. 2, 2008, pp. 41-67.
MARCÍLIO, M. L. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 2019. [3ª Ed.].
MARCÍLIO, M. L. História da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, 2014. [2ª Ed.].
MARTINS, A. E. São Paulo antigo, 1554-1920. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
MARTINS, M. A. C. Profissionalização de pobres em escolas católicas do Rio de Janeiro no século XIX. Revista Labor, 2020.
MORAES, M. C. V.; COLUCCI, S. R. Espaços de misericórdia em São Paulo: ancestralidade. Cadernos CERU, v. 31, n. 2, 2020.
POMPEIA, R. O Ateneu: crônica de saudade. Petrópolis: Vozes, 2018.
PORTELA, D. F. Iniciativas de atendimento para crianças negras na província de São Paulo (1871-1888). Mestrado, USP, São Paulo, Brasil, 2012.
OLIVEIRA, M. L. F. de. Entre a casa e o armazém, relações sociais e experiencia de urbanização: São Paulo, 1850-1900. São Paulo: Alameda, 2005.
LIMA, A. C. P. Crianças “desvalidas” e o dever de trabalhar: ensino profissional e assistência à infância pobre no século XIX em Fortaleza (CE). Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 13, n. 25, 2021.
LEAL, L. S. Escola doméstica de Nossa Senhora do Amparo e o processo de escolarização de mulheres negras na Primeira República (1889-1910). Mestrado, PUC-SP, São Paulo, Brasil, 2017.
MATTOS, H. Das cores do silêncio: os significados da liberdade no sudeste escravista. São Paulo: Editora da Unicamp, 2013. [3ª Ed.].
SAFIOTI, H. I. B. A mulher na sociedade de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2013. [1ª Ed.].
SILVA, R. R. da. O cotidiano e a experiencia social das meninas órfãs internadas no Seminário da Glória na cidade de São Paulo (1870-1888). Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, n. 49, Ago. 2011, pp. 1-12.
RODRIGUES, L. M. P. A Instrução feminina em São Paulo: subsídios para sua história até a Proclamação da República. São Paulo: Faculdade de Filosofia Sedes Sapientiae, 1962.
RIZZINI, I.; RIZZINI, I. A institucionalização de crianças no Brasil – percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: Editora PUC-RIO; São Paulo: Loyola, 2004.
FONSECA, S. C.; NARITA, F. Z. A variedade institucional como tema para o estudo da assistência à infância na cidade de São Paulo no século XIX. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 9, n. 18, 2017.
HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira – leituras. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
Fontes
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: P04 D041 O931
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: L70 P2 D29 O865
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: P04 D035 O931
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: E115 P17 D7 OD910
APESP. Secretaria do Interior. Número da caixa: C01522. s/d
APESP. Secretaria do Interior. Número da caixa: C01522. 3/08/1868
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: P02 D009 O928
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: O902 C107 P1 D10
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: C108 P17 D05 O903
APESP. Fundo dos Relatórios de Educação. Relatório do Inspetor Geral de Instrução Pública Dr. Diogo de Mendonça Pinto em 1858
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: C112 P2 D163.
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: P01 D70 O915
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: C134 P3 D98 O929
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos da Capital. Número das Ordens. P04 D014 O931
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: O939 C144 P03 O35
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: C108 P17 D05 O903
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das Ordens: P3 D98 O929
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: P04 D041 O931
APESP. Fundo da Secretaria do Interior. Número da caixa: C01522. 29/05/1869
APESP. Fundo da Secretaria do Interior. Número da Caixa: C01522. 1861
APESP. Código de Instrução da Província no ano de 1857
APESP. Fundo da Secretaria do Interior. Número da caixa: C01522. 9/10/1859
APESP. Fundo da Secretaria do Interior. Número da Caixa. C01522. 31/08/1869
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: P4 C74 D5 O269
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: C91 P02 D31 O886
APESP. Fundo da Secretaria do Interior. Número da Caixa: C01522. 04/07/1866
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: P04 D35 O931
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: P04 D010 O897
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: O946 P1 D112
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: P4 C74 D5 OD 269.
APESP. Fundo dos Ofícios Diversos. Número das ordens: C71 L03 D59 O866
Bndigital
O Infante. Violeta Dames et fleurs, 1849, n. 0009, p. 03
PARTE Oficial, expediente da presidência. Correio Paulistano, 08/01/1866, n. 02880
ETAPE, a verdadeira obra da caridade. Correio Paulistano, 12/07/1868, n. 03629
ASSEMBLEIA Legislativa Provincial, 20ª sessão ordinária aos 27/03/1865. Correio Paulistano, 5/04/1865, n. 02660
ASSEMBLEIA Provincial, 2ª parte da ordem do dia. Correio Paulistano, 9/04/1856, n. 00398
PARTE Oficial, regulamento da Instrução Provincial. Diário de São Paulo, 22/04/1869, n. 01091
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.