Artesão do Ofício Docente

Entrevista com Joaquim Pintassilgo

Autores

Palavras-chave:

Joaquim Pintassilgo, História da Educação, educação republicana, inovação em educação

Resumo

Joaquim Pintassilgo, investigador que tem contribuído para a consolidação da cooperação luso brasileira na área de História da Educação, em cuja trajetória acadêmica se identifica uma verdadeira gramática desse campo, contribuindo não apenas para apropriações mútuas de diversas modalidades do conhecimento educacional, mas também para o fortalecimento de uma reflexão crítica sobre o papel da educação na construção de uma sociedade democrática e plural. Traz nessa entrevista realizada em janeiro de 2025, em seu gabinete na Ulisboa, um convite aos jovens futuros professores para que apostem na educação em sua capacidade transformadora e democrática. Expresso na concretude histórica da sua experiência, no contraste entre os cabelos grisalhos de um mestre de ofício e o olhar jovial, na vitalidade das crenças e no extenso conhecimento histórico com reflexões profundas, remetendo-nos à necessidade ontológica de esperançar a Educação como imperativo existencial e histórico.

Biografia do Autor

Josefa Nunes Pinheiro, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutoranda em Educação (PPGED/UFU), Professora da Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino de História e Cidadania - NUPHISC do Laboratório de Pesquisa em História Cultural - Lapehc. Tem experiência Profissional nas áreas de Ensino de História, História da Educação, Políticas Sociais e Saúde Pública. Desenvolve pesquisas e projetos em: História da Educação, estágio supervisionado, ensino de História, biografias, migrações, democracia, história da família e saúde pública.

Telma Bessa, Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, cultura, memórias, experiências e trabalhadores, patrimônio industrial. É membro do Conselho Municipal do Patrimônio (Sobral). Associada ao ICOMOS. Participa do grupo de pesquisa sobre história oral (cnpq)

Downloads

Publicado

2025-09-10

Edição

Seção

Entrevistas