O Museu Pedagogium na política educacional brasileira

Entre práticas formativas e editoriais no Distrito Federal (1890-1896)

Autores

Palavras-chave:

Museus pedagógicos, Políticas educacionais, Práticas educacionais, História da Educação

Resumo

Neste artigo, estudamos a relação entre o Pedagogium e a Revista Pedagógica, na configuração de processos “civilizatórios” via política educacional brasileira, no fim do século XIX. Consideramos os aspectos transnacionais de difusão de valores liberais e positivistas voltados à institucionalização escolar e à escolarização através dos museus pedagógicos e do periodismo especializado. A perspectiva teórico-metodológica utilizada nas fontes ocorreu de modo “serial”. Foi possível detectar a estruturação e a afirmação de uma cultura educacional republicana pelas materialidades e ideologias propostas por atividades expositivas, formativas e editoriais do estabelecimento museológico.

 

 

Biografia do Autor

Diego Dias Salgado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciências Humanas - Educação (Bolsa: CAPES) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2025), na linha: Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições. Mestre em Educação (Bolsa: CAPES) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2024), na linha: Políticas, História e Cultura em Educação. Licenciado em Pedagogia (Bolsa: FAPERJ) pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Foi bolsista de iniciação científica (Cetreina; FAPERJ) no NEPHE/UERJ - Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação - entre 2017 e 2020. Integrou o Neephi/UNIRIO - Núcleo de Estudos: Tempos, Espaços e Educação Integral (2022-2024) e o NEM/PUC-SP - Núcleo de Estudos das Mulheres, grupo vinculado ao Programa de Estudos Pós-graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2023-2024). Foi professor visitante no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ-Maracanã (2023) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - PPGEdu-UNIRIO (2024). Desde 2021, é membro da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE. Tem formações continuadas pelas subsequentes instituições de ensino superior: USAL (Salamanca/Espanha), UDELAR (Montevidéu/Uruguai), UFPR, UNIVASF, UFRJ, UNIRIO, UERJ, UFSC, PUC-SP e UNIFAI. Seus eixos teóricos e de pesquisa são: Teoria da História; história do processo de escolarização; história das instituições educativas e escolares; arquitetura de escolas públicas e privadas dos Oitocentos; políticas públicas educacionais no Brasil (Império e anos iniciais da Primeira República, 1827 - 1890); história da cultura material escolar; estudos museológicos e materialidades na história educacional; imprensa periódica oitocentista e a instrução das populações; circulação de ideias, políticas, princípios e saberes em impressos pedagógicos nacionais e internacionais; história transnacional da educação no século XIX.

Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Escola de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

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Publicado

2025-09-10

Edição

Seção

Artigos Dossiê