A produção acadêmica das ciências humanas sobre a produtora de extrema-direita Brasil Paralelo (2019-2024)
Uma revisão sistemática da literatura
Palavras-chave:
Brasil Paralelo, Extrema-Direita, RevisionismoResumo
O estudo investiga a produção acadêmica sobre a Brasil Paralelo, uma produtora de conteúdo de extrema-direita, nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. O objetivo é mapear os principais temas abordados por essa comunidade científica ao discutir a atuação da Brasil Paralelo, que desafia as instituições educacionais tradicionais ao promover uma "verdade alternativa". A metodologia adotada foi inspirada na Revisão Sistemática de Literatura com o protocolo PICo. A análise evidenciou o impacto das produções da Brasil Paralelo no revisionismo histórico, na educação e na formação das subjetividades políticas, destacando lacunas nas pesquisas relacionadas ao impacto dessas produções na educação formal e nas questões jurídicas.
Referências
ANDRADE, M. E. S.; ROSSI, A. R.; DEMURU, P. Amazônia e agronegócio: A semiótica de um discurso conspiratório. Mídia e Cotidiano, v. 18, n. 3, set-dez de 2024.
AVILA, A. L. de. Qual passado escolher? Uma discussão sobre o negacionismo histórico e o pluralismo historiográfico. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 41, n. 87, 2021.
BONSANTO, A. Narrativas “historiográfico-midiáticas” na era da pós-verdade: Brasil Paralelo e o revisionismo histórico para além das fake news. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, e5631, maio 2021.
BRIZOLA, J.; FANTIN, N. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. RELVA – Revista de Estudos Literários da Universidade do Vale do Araguaia, Juara/MT, v. 3, n. 2, p. 23–39, jul./dez. 2016.
CHARRONE, J. P. Presente, passado e futuro: o projeto de nação brasileira entre a “Cruz e a Espada” da Brasil Paralelo. História, São Paulo, v. 43, e20240024, 2024.
CLETO, M. P. “Anos Tenebrosos”: a luta armada na obra da Brasil Paralelo. Revista de História, Juiz de Fora, v. 30, n. 1, 2024, p. 114-137.
CLETO, M. As novas direitas brasileiras e o revisionismo da escravidão negra em Brasil: a Última Cruzada. Lusotopie, XXI(2), 2022.
COELHO, C. A. P.; MARTINS, M. L. B. Velha roupa colorida: desafios a um currículo de História antirracista. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 1-16, jan./abr. 2022
DA SILVA, J. A.; COLACIOS, R. D. 1964 - O Brasil entre armas e livros: negacionismos e revisionismo da história. Revista de História Social y de las Mentalidades, v. 27, n. 1, 2023, p. 122-159.
ESCOBAR, B. T. de; HEEMANN, A. Expressando um cosmograma de conflitos pelo design: um estudo de caso da Wikipédia. Pensamentos em Design, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, 2023.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57–73, set. 2019/fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73.
LIBARDI, G. Circulação de sentidos em uma comunidade interpretativa conservadora. Intexto, Porto Alegre, v. 56, e-139266, 2024.
LIMA, N.; BEZERRA, D.; GOMES, I. Discurso embaçado: a temática ambiental segundo a Brasil Paralelo. Mídia e Cotidiano, v. 18, n. 3, set-dez de 2024.
MAMEDES, M.; FREITAS, R. de C. S. T. Impactos da atomização da informação mediante manipulação dos algoritmos das redes sociais na seara jurídica: análise do fenômeno ‘Brasil Paralelo’. Direitos Humanos e Democracia, Unijuí, ano 12, n. 23, jan./jun. 2024.
MORAES, E. de O.; CLETO, M. P. A última cruzada: tempo e historicidade na série da produtora Brasil Paralelo. Tempo e Argumento, v. 15, n. 38, e0108, abr. 2023.
OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte. Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, [S.l.], v. 9, n. 1, e748, 2019. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748.
PICOLI, B. A.; CHITOLINA, V.; GUIMARÃES, R. Revisionismo histórico e educação para a barbárie: a verdade da “Brasil Paralelo”. Revista UFG, v. 20, e64896, 2020.
ROEVER, L. Compreendendo os estudos de revisão sistemática. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 127–130, abr./jun. 2017. Disponível em: https://www.sbcm.org.br. Acesso em: 24 abr. 2025.
SALLES, D., et al. The Far-Right Smokescreen: Environmental Conspiracy and Culture Wars on Brazilian YouTube. Social Media + Society, 2023.
SANTANA, E. S. História, memória e educação: ditadura militar e extrema direita na internet. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as Ciências, v. 13, n. 1, jun. 2024.
SANTANA, E. S.; MAGALHÃES, L. D. R. Ditadura militar, memória, história pública e vídeos disponíveis na internet. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 21, p. 1-15, 2021.
SANTINI, R. M.; SALLES, D. Brazil’s Far-Right ‘Media Literacy’ Campaign: Delegitimizing the Press for Profit. In: BRIANT, E. L.; BAKIR, V. (orgs.). Routledge Handbook of the Influence Industry. 1. ed. 2025. Londres: Routledge. p. 239-249.
SANTOS, C. D.; MICHELOTTI, A.; MENDONÇA, R. “Cortina de Fumaça”: Negacionismo ambiental e imaginário colonial no YouTube. Mídia e Cotidiano, v. 18, n. 1, jan-abr de 2024.
SANTOS, R. B. R. Entre a educação bancária e a interculturalidade: refletindo os ideais de Paulo Freire em tempos de “Pátria Educadora”. Revista Desenvolvimento e Civilização, v. 3, n. 2, jul. 2022 - dez. 2022.
SARAIVA, K.; SEFFNER, F. Ensinar a esquecer – ensino de história e extrema direita. Acta Scientiarum. Education, v. 46, e68038, 2024.
SOUZA, L. M. M. de, et al. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. RPER, v. 1, n. 1, p. 45-54, 2018.
TURIN, R. Os tempos da Independência: entre a História disciplinar e a História como serviço. Almanack, Guarulhos, n. 25, ef00120, 2020.
VAZ, A. F.; LOURENÇO, N. A.; MIRON, L. C. Livros, armas, educação: sobre um dispositivo regressivo. Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. especial, ago. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.