Medicina e educação

Um pavilhão-escola no Hospital Nacional de Alienados no início do século XX

Autores

Palavras-chave:

Pavilhão Bourneville, idiotia, método médico-pedagógico, Fernandes Figueira

Resumo

Este artigo pretende discutir o motivo pelo qual o Pavilhão Bourneville do Hospício Nacional de Alienados (HNA) ter se tornado um "pavilhão das crianças idiotas". Levaremos em consideração o método médico pedagógico, calcado na educação, que lá se utilizou. Igualmente interessa saber quem eram as crianças enviadas ao HNA, qual o perfil daquela que era de fato para lá enviada. O argumento norteador, e o que se intenciona demonstrar, é o quanto o tratamento educacional aplicado no Pavilhão Bourneville determinou o perfil dos internos da seção e como se deu o fluxo intra-institucional de crianças no Hospício. Para estruturar a análise, inicialmente será examinado o perfil das crianças encaminhadas ao HNA e acolhidas no Pavilhão de Observações, setor responsável pela triagem inicial dos pacientes. Em seguida, serão investigados os diferentes percursos institucionais que essas crianças poderiam seguir dentro do próprio HNA. Por fim, a atenção se voltará para o perfil dos internados no Pavilhão Bourneville, destacando-se, ainda, os desafios e limitações práticas na aplicação do método médico-pedagógico desenvolvido pelo pediatra Antônio Fernandes Figueira (1863-1928), diretor da seção e pediatra de destaque nas primeiras décadas do século XX.

Biografia do Autor

Gabriel Weiss Roma, Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz

Doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Mestre em História das Ciências e da Saúde pela mesma instituição e especialista em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

Gisele Porto Sanglard, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde/Fiocruz. Pesquisadora em Saúde Pública/Fiocruz Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2025-09-10

Edição

Seção

Artigos Dossiê