Francisca Senhorinha da Motta Diniz (1834 – 1910) e Antónia Gertrudes Pusich (1805-1883)
Atuação da educação feminina no Brasil e em Portugal no meado do século XIX
Palavras-chave:
História das Mulheres, Educação Feminina, Século XIXResumo
Esse artigo possui como intuito analisar e comparar a situação da educação de meninas e moças no Brasil e em Portugal na segunda metade do século de XIX, com destaque para os escritos feministas de Francisca Senhorinha da Motta Diniz (1834 – 1910), no Brasil, e de Antónia Gertrudes Pusich (1805-1883), em Portugal. Percebe-se em ambas as escritoras uma similaridade digna de nota: a preocupação com a temática da educação feminina no meado do século XIX, objetivando a difusão da importância da independência feminina para garantir o desenvolvimento de suas nações, tendo em vista que a ordem social patriarcal vigente no período dificultava imensamente a conquista da autonomia das mulheres. As autoras buscavam ganhar o apoio das famílias, da classe dominante, bem como a adesão das próprias mulheres ao movimento. Destaca-se, ainda, a utilização dos jornais e revistas periódicas para a propagação dos pensamentos que buscavam a emancipação feminina por meio do acesso à educação.
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