Dos mapeamentos acadêmicos às histórias de vidas e memórias de pesquisadores do ensino de História no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação, Histórias de Vida, Memórias, Ensino de História

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão que articula um mapeamento sobre produções que situam e analisam a formação e desenvolvimento do campo do ensino de História no Brasil, a partir dos anos 1980, e um projeto desenvolvido pela Associação Brasileira em Ensino de História (ABEH), em parceria com o Museu da Pessoa e o Laboratório de História Oral da Univille, o qual iniciou no ano de 2020. A partir dessa proposta, identifica as potencialidades da interface entre História e Educação, evidenciando a potencialidade das pesquisas sobre histórias de vida e memórias para a compreensão desses processos. Os aportes teóricos sobre memória e história oral fundamentam a discussão, cujos referenciais permitem pensar as relações entre as trajetórias de vida, o ensino de História e a Educação.

Biografia do Autor

Cristiano Nicolini, Universidade Federal de Goiás

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), na Linha de Pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho, com período de Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto, Portugal (2018-2019). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013), Especialização em História do Brasil - Novas Perspectivas em Ensino e Pesquisa, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Professor de Estágio Supervisionado e Didática da História na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH UFG) e do PROFHistória UFG.. Tem experiência nas áreas de História e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas, identidade regional, História Regional, Educação Histórica, História e Memória.

Referências

BOSI, E. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. 2 ed. São Paulo: Ateliê, 2003.

CIAMPI, H. Produção acadêmica e ensino de história. In: HEINZ, F. M.; HARRES, M. M. (Orgs.). A História e seus territórios. Conferências do XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH. São Leopoldo: Oikos, 2007, p. 187-203.

COELHO, M.; BICHARA, T. Ensino de História: uma incursão pelo campo. In: Cartografias da pesquisa em ensino de história. RALEJO, A.; MONTEIRO, A. M. (orgs.). 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019, p. 63-83.

FRIGOTTO, G. O ataque à educação pública e à democracia pelas contrarreformas e o fundamentalismo. Aula magna proferida no curso de Pedagogia - Niterói, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, em agosto de 2019. RevistAleph, n. 33, p. 13-32, 20 dez. 2019.

GONÇALVES, N. G.; PACIEVITCH, C. Contribuições para a constituição do campo Ensino de História no Brasil: perspectivas, pesquisadores e ABEH. In: ZARBATO, J. A. M.; RODRIGUES JUNIOR, O. (orgs.). Guerras de narrativas em tempos de crise: ensino de história, identidades e agenda democrática. Cáceres: Unemat Editora, 2021, p. 47-64.

GOODSON, I. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.

MIRANDA, S. R. A Pesquisa em Ensino de História no Brasil: potência e vicissitudes de uma comunidade disciplinar. In: Cartografias da pesquisa em ensino de história. RALEJO, Adriana; MONTEIRO, Ana Maria (orgs.). 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019, p. 85-112.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.

PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos: narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n°. 2, 1996, p. 59-72.

SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia das Letras, 2007. p. 23-89

Entrevistas

BITTENCOURT, C. M. F. Entrevista por Juliana Alves de Andrade, Sônia Wanderley, Erinaldo Cavalcanti e Giselle Pereira Nicolau. 20 de abril e 23 de junho de 2022. Acervo da ABEH.

CERRI, L. F. Entrevista por Juliana Alves de Andrade e Cristiano Nicolini. 29 de março e 5 de abril de 2022. Acervo da ABEH.

GUIMARÃES, S. Entrevista por Juliana Andrade e Raquel Alvarenga Sena Venera. 1º e 2 de junho de 2022. Acervo da ABEH.

NEVES, J. Entrevista por Juliana Andrade e Célia Santana Silva. 9 de maio de 2022. Acervo da ABEH.

NUNES, S. do C. Entrevista por Juliana Alves de Andrade, Célia Santana Silva e Cristiano Nicolini. 25 de maio e 10 de agosto de 2022. Acervo da ABEH.

SANTOS, E. M. dos. Entrevista por Sônia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley e Gisele Pereira Nicolau. 6 de maio de 2022. Acervo da ABEH.

SCHMIDT, M. A. M. dos S. Entrevista por Cristiano Nicolini e Maria Cristina Dantas Pina. 20 e 27 de maio de 2022. Acervo da ABEH.

SILVA, M. A. Entrevista por Raquel Alvarenga Sena Venera. 7 de julho de 2022. Acervo da ABEH.

Sites

Museu da Pessoa. Site desenvolvido e mantido pelo Museu da Pessoa. Disponível em: https://museudapessoa.org/colecao/-associa-o-brasileira-de-ensino-de-hist-ria-abeh-/. Acesso em: jan-mar. 2025.

ABEH Associação Brasileira de Ensino de História. Canal do Youtube criado e mantido pela ABEH. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCkZC0sQlDJXQRGSGDDuMukg. Acesso em: jan-mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-10

Edição

Seção

Artigos Dossiê