Ensino de história e educação patrimonial
Uma análise a partir das dissertações do ProfHistória da UFPE
Palavras-chave:
Ensino de História, Educação patrimonial, História Local, Espaços de memória, ProfHistóriaResumo
O Mestrado Profissional em Ensino de História é um Programa de Pós-Graduação em rede, atualmente com 39 instituições de ensino superior, distribuídas em todas as regiões do Brasil. Neste artigo foram analisadas produções dissertativas e produtos didáticos de 11 trabalhos produzidos e defendidos no ProfHistória da Universidade Federal de Pernambuco, cuja temática estava relacionada às questões de educação patrimonial, história local e espaços de memória com recorte inicial nas turmas de 2016, 2018 e 2019. Utilizamo-nos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin, como forma de tratamento e análise dos dados.
Referências
ARAGÃO, F. P. L. de. O ensino de História no contexto da Educação do Campo: Experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2020.
BRASILINO, K. V. M. O recife como espaço educativo e a educação patrimonial: Uma proposta de ensino sobre a Revolução Pernambucana de 1817. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2021.
COELHO, A. G. Os movimentos revolucionários pernambucanos nos livros didáticos de História e o trabalho docente: Um conjunto de sequências didáticas para explorar o tema em sala de aula. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2022.
GARCIA, A. D. V. História e memórias sobre o bairro “Xucurus” em Pesqueira: subsídios para o ensino de história do município. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2022.
LUCENA, J. S. I. de. História de pescadores e pescadoras da Pedra Negra: Uma proposta de Educação patrimonial aplicada no Ensino de História. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2018.
NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. do. Educação de Jovens e Adultos em uma cidade educadora: o uso de paradidático em quadrinhos no ensino da História Local. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2020.
RÊGO, N. C. B. do. Ensino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recife. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2020.
SILVA, W. U. da. Patrimônio cultural na cidade do Paulista: Uma experiência de educação patrimonial a partir de jogo de trilha digital. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2021.
SOUZA, P. G. F. Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2020.
SOUZA, V. B. de. Aprender História para a vida: novos olhares para o bairro em proposta de aula-oficina. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2020.
TORRES NETO, D. P. Cidade, História e memória: Educação patrimonial em São Bento do Una – PE. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Recife, 2018.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.
BITTENCOURT, J. Mestrados profissionais e desenvolvimento profissional da docência: uma análise do Programa ProfHistória. Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG), Brasília, v. 18, n. 39, p. 1-21, 2022.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/Editora da UNESP, 2011.
COSTA, A. História local In: FERREIRA, M. de M.; OLIVEIRA, M. D. (orgs.). Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, p. 132-136, 2019.
FAGUNDES, B. F. L. PROFHISTÓRIA, experimento sem prognóstico. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 18, n.38, p. 33-62, 2017.
GIL, C. Z. de V.; PEREIRA, N. M.; PACIEVITCH, C.; SEFFNER, F. Ensinar, pesquisar, ensinar: a experiência dos Mestrados Profissionais. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 18, n.38, p. 08–32, 2017.
GUILLEN, I. Patrimônio e história: reflexões sobre o papel do historiador. Diálogos, Maringá, v. 18, n. 2, p. 637-660, 2014.
LAGO, A. C.; XIMENES, C.; GUERRA FILHO, S. Formação, ensino e pesquisa: percepções sobre a docência e a pesquisa no âmbito do ProfHistória. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 37, p. 2-22, 2022.
MARTINS, M. L. B.; ARAÚJO, C. M. de. Que teoria da História para que ensino de História? Uma análise a partir do ProfHistória. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, n. 32, p. 60-83, 2023.
OLIVEIRA, I. F.; OLIVEIRA, M. M. D. Desafios do mestrado profissional na reinvenção do campo do ensino de história: uma avaliação preliminar dos programas de ensino de teoria da história e de história do ensino de história. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica UFPE, Recife, v. 38, p. 27-47, 2020.
POULOT, D. Uma história do patrimônio no Ocidente. Séculos XVIII-XXI. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
SALLES, A. M.; SZLACHTA JÚNIOR, A. O que se pensa e o que se escreve sobre Ensino de História em Pernambuco. Revista Antíteses, v. 17, p. 115-146, 2024.
SALLES, A. M.; SOUZA, L. G. M. Ensino de História e Educação para as relações étnico-raciais: uma análise a partir das dissertações do profhistória da UFPE. História, São Paulo, v. 43, p. 1-17, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.