“Descolonizador”

Exegese textual do currículo de História da cidade de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Currículo da cidade de São Paulo., Descolonização do currículo., Ensino de História.

Resumo

O presente trabalho problematiza o currículo de história da cidade de São Paulo produzido durante a gestão de Fernando Haddad. Esse documento possui determinadas particularidades importantes de serem vistas sob um ponto de vista analítico. A primeira delas é a tentativa de apagamento operada com a produção de um novo currículo assim que o novo prefeito assumiu, mostrando que o material produzia um conflito elevado no contexto em que estava inserido. O segundo é o seu conteúdo propriamente dito, uma mistura de perspectivas pedagógicas inspiradas em Paulo Freire, que já fora secretário de educação na prefeitura de São Paulo, e as epistemologias decoloniais e pós-coloniais. Percebe-se um antagonismo à proposta anterior, formulada durante a gestão Serra/Kassab, contrapondo-se principalmente aos chamados conteúdos tradicionais.

Biografia do Autor

André Luan Nunes Macedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do curso de História da Universidade Federal de Viçosa.

Elaine Lourenço, Universidade Federal de São Paulo

Professora do curso de História da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2025-09-10

Edição

Seção

Artigos Dossiê