A(s) experiências narradas
O ensino de história da América independente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave:
América Latina, Ensino, Metodologia, Teoria, PráticaResumo
O intuito deste artigo é fazer uma breve memória do ensino de História da disciplina América Independente, no curso de história, da Faculdade de Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a partir da década de 2010. Em um primeiro momento faremos o comentário descritivo da disciplina com a ementa, os objetivos e o conteúdo programático que trabalhamos com as turmas da disciplina América Independente. Em seguida focaremos nossa análise-experiência em sala de aula apresentando os tópicos que tratam de uma metodologia de ensino realizada através de uma das possibilidades de o historiador trabalhar a história através das fontes, e a análise escolhida recaiu sobre uma fonte muita cara a nós, a Literatura como mediadora da aprendizagem da história latino-americana e para finalizar será abordado o método avaliativo da disciplina.
Referências
AMADO, J. Suor. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ARISTÓTELES. Poética Nona. In: Arte retórica e arte poética. Rio de Janeiro: Ediouro, 1964.
AVELINO, Y. Dias. História e Literatura: cidades, memórias e esquecimentos na América Latina. In: AVELINO, Y. D.; FLÓRIO, M.; BARREIRO FILHO, R. C. (Orgs.). Olhares Cruzados: Cidade, História, Arte e Mídia. Curitiba: CRV, 2011, p. 275-286.
AVELINO, Y. D.; GOMES, E. da S. Tecituras das Cidades: história, memória e independências. São Paulo: Emanuscrito, 2024.
BARTHES, R. Novos Ensaios Críticos: o grau zero da escritura. São Paulo: Cultrix, 1972.
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: Mágia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994. [7ª Ed.]. p. 197-198.
BORGES, J. L. Fervor de Buenos Aires. In: Obras Completas, Vol. I. São Paulo: Globo, 1999.
BORGES, J. L. O outro, o mesmo. In., Obras Completas, Vol. II. São Paulo: Globo, 1999.
BORGES, J. L. Um Ensaio Autobiográfico (1899-1970). São Paulo: Globo, 2000.
CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CERVANTES, M. de. Don Quixote de la Mancha. Livro 2, III. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2005.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
DA MATTA, R. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rosso, 1997.
FARIA, Á. A. de. Borges: o mesmo e o outro. São Paulo: Escrituras, 2001.
FIGUEIREDO, V. L. F. de. Gabriel García Márques: A história como labirinto. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
FREITAS, M. T. de. Literatura e História: o romance revolucionário de André Malraux. São Paulo: Atual, 1986.
FUENTES, C. O Espelho Enterrado: reflexões sobre a Espanha e o Novo Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
GARCÍA MÁRQUEZ, G. O General em seu labirinto. São Paulo: Record, 1989.
GOMES, E. da S. Ensaio sobre uma independência do Brasil. Branca, proprietária e masculina! In: AVELINO, Y. D.; GOMES, E. da S. Tecituras das Cidades: história, memória e independências. São Paulo: Emanuscrito, 2024.
GOMES JUNIOR, G. S. Borges: disfarce de autor. São Paulo: EDUC, 1991.
HALBWACHS, M. Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
HALL, S. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio/Apicuri, 2016.
MONTOYA URIARTE, U. Habitar Casarões Ocupados no Centro Histórico de Salvador Bahia (Brasil): velhos cortiços e novas experiências e direitos. Caderno CRH, vol. 32, núm. 86, pp. 383-398, 2019. Acesso em: 04 abr. 2025. https://www.redalyc.org/journal/3476/347661126010/html/
NORA, P. Les lieux de mémoire. Paris: Gallinard, 1994.
PALAMARTCHUK, A. P. Jorge Amado: um escritor de putas e vagabundos? In: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. (Orgs.). A História Contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
PRADO, M. L.; PELLEGRINO, G. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014.
SEVCENKO, N. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1995. [4ª Ed.]
SOUSA, A. P. Tensões do Tempo: a saga do cacau na ficção de Jorge Amado. Ilhéus: Editus, 2001.
VEYNE, P. Como se Escreve a História: Foucault revoluciona a história. Brasília: UnB, 1995. [3ª Ed.]
WILLIAMS, R. O Campo e a Cidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.