Uma etnografia da festividade de São José do quilombo Carrazedo no município de Gurupá – Pará
Palavras-chave:
Festividade, etnografia, Quilombo, féResumo
Este trabalho diz a respeito de uma das maiores expressões quilombolas do estado do Pará, isto é, a festividade de São José do Carrazedo, dessarte, acompanhou-se assiduamente a edição festiva de 2022 em todas as suas programações. O objetivo desta pesquisa foi analisar as etapas de manifestação que compreendem a ritualização da festa de São José do quilombo Carrazedo. Além da etnografia participante, houve entrevistas a lideranças da comunidade. Em síntese, concebeu-se que a expressão se caracteriza com fortes laços familiares e comunitários, alicerçado numa herança de saberes populares, contendo etapas que despertam credulidade nos ritos, envolvimento, respeitabilidade em cada protocolo de natureza sacra e comprometimento nos estágios vivenciados.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1997.
BENAION, A. dos S. Aspectos Gerais da Folia de São José: depoimento [mar. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Carrazedo-Gurupá-PA: Igreja de São José do Carrazedo, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h08m31s.
CALLADO, P. Música e Territorialidade: Gurupá - Porto de Moz - Almeirim - Aveiro. 2013. Cultura do Gambá. Disponível em: https://culturadogamba.blogspot.com/. Acesso em: 06 jan. 2013.
CORRÊA, B. M. Contexto histórico da festividade e dos foliões: depoimento [mar. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Carrazedo-Gurupá-PA: Residência do entrevistado, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h13m05s.
GALVÃO, E. Santos e Visagens: um estudo da vida religiosa de Ita – Baixo Amazonas. São Paulo: Nacional, 1955.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2008.
MOURA, G. Festas dos quilombos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012.
NASCIMENTO, O. B. do. Relatos históricos da festividade de São José e os primeiros foliões pioneiros da Folia: depoimento [mar. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Carrazedo-Gurupá-PA: Residência do entrevistado, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h11m53s.
SANTOS, S. N. dos. Significado e confecção de cada elemento da folia: depoimento [jan. 2023]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Gurupá-PA: Residência do entrevistador, 2023. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h13m07s.
VIEIRA, Waldomiro Pena. Figuras emblemáticas da festividade e da Folia: depoimento [mar. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Carrazedo-Gurupá-PA: Residência do entrevistado, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h07m58s.
WAGLEY, C. Uma comunidade amazônica: o estudo do homem nos Trópicos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1957.
LOPES, R. W. C. CEBs Ribeirinhas: análise do processo de organização das comunidades eclesiais de base em Gurupá-Pa. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fábio José Brito dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.