A aprendizagem da leitura na Cartinha de João de Barros
Autores
Alexandre José Silva
Cristiano Silva Jesuita
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave:
História das Ideias Linguísticas, Leitura, Gramática, João de Barros
Resumo
Nosso objetivo neste trabalho é o de identificar os planos de aprendizagem da leitura que permeiam a Cartinha, transformando-a num documento original e singular. Fundamentamos nossa pesquisa na área teórica da História das Ideias Linguísticas e delimitamos nossas análises ao âmbito do abecedário e do silabário, deixando a parte correspondente às orações (preceitos e mandamentos religiosos) para estudos futuros. Concluímos que João de Barros foi um precursor no campo da metodologia e um pioneiro no que diz respeito à didática contemporânea.
Biografia do Autor
Alexandre José Silva
Mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa – PUC/SP
Cristiano Silva Jesuita, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa – PUC/SP