LEITURA DA AUTORIA NO TEXTO ESCRITO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo traz reflexões acerca do trabalho pedagógico desenvolvido na escola, marcado por provocações, otimizadoras do processo de produção de escrita dos alunos. A metodologia empregada é a pesquisa comparativa. Entre os autores que norteiam os estudos empreendidos destacam-se Barthes (1984), Foucault (1992), Chartier (1999), Piovezan (2017). O termo autoria é conceituado e teoricamente fundamentado para compreender o processo autoral na situação da produção escrita do aluno do 5º ano do ensino fundamental, considerando os domínios linguístico, textual e discursivo. Os objetos de conhecimento e as habilidades definidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são considerados para categorizar e analisar o desempenho dos alunos pelos eixos: oralidade, leitura e escrita. Após a análise, são indicadas propostas de intervenções pedagógicas possíveis, a fim de orientar alunos, por suas potencialidades, a superar suas fragilidades, ampliar seus conhecimentos e qualificar as produções de escrita autoral.