O desenvolvimento de uma situação didática no ensino do Triedro de Frenet por intermédio da Engenharia Didática e uso do software GeoGebra
Palavras-chave:
GeoGebra, Triedro de Frenet, Engenharia Didática, Geometria DiferencialResumo
Este estudo foi conduzido como parte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, com foco na formação de professores. O objetivo foi integrar as novas tecnologias ao ensino de Matemática de nível superior, utilizando o software dinâmico GeoGebra. A intenção ao empregar essa ferramenta foi proporcionar uma visualização mais clara de um assunto presente nas disciplinas de Cálculo de Várias Variáveis e Geometria Diferencial, o Triedro de Frenet, afim de facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos abstratos presentes nesse tópico matemático. Neste artigo, descreveremos como utilizamos o GeoGebra no ensino do Triedro de Frenet, adotando a metodologia de pesquisa conhecida como Engenharia Didática (ED). A ED nos ajudou a compreender a origem desses conceitos matemáticos e os obstáculos epistemológicos encontrados, permitindo-nos aplicar e executar uma abordagem didática que facilitasse a assimilação desse conteúdo pelos alunos.
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