Duplicando o cubo com o GeoGebra
Palavras-chave:
Parábola, Hipérbole, História da MatemáticaResumo
Neste trabalho, apresentam-se experiências dinâmicas que abordam as duas estratégias propostas pelo matemático grego Menaecmo para duplicar o cubo por meio de seções cônicas, estabelecendo uma relação entre Geometria Analítica e História da Matemática. Tais estratégias permitem determinar a medida da aresta do cubo duplicado utilizando duas parábolas ou uma parábola e uma hipérbole. As atividades dinâmicas, organizadas com o GeoGebra e acessadas por links externos, fazem uso de controles deslizantes para estabelecer/variar os parâmetros que satisfazem as duas condições de Menaecmo. As atividades foram elaboradas com o intuito de contextualizar o estudo das seções cônicas nos cursos de Geometria Analítica da Licenciatura em Matemática e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, podendo ser adaptadas para o Ensino Médio. Conclui-se que o GeoGebra é a ferramenta ideal para representar dinamicamente a duplicação do cubo.
Referências
ALEX, K. M.; MUTEMBEI, J. The cube duplication solution (a compass-straightedge (ruler) construction). International Journal of Mathematics Trends and Technology, v. 50, n. 5, p. 307-315, 2017. Disponível em: https://ijmttjournal.org/public/assets/volume-50/number-5/IJMTT-V50P549.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB/CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.
CONTADOR, P. R. M. Matemática, uma breve história. 4a. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023.
COXETER, H. S. M. Introduction to geometry. Toronto: John Wiley & Sons, 1969.
DELGADO, J.; FRENSEL, K.; CRISSAFF, L. Geometria analítica. Coleção PROFMAT. 2a. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2017.
DOMINGUES, H. H. Seções cônicas: história e ensino. Revista de Educação Matemática, v. 6, n. 4, p. 43-49, 1998.
EVES, H. Introdução à história da matemática. 5a. ed. Campinas: Unicamp, 2011.
GEOGEBRA. Baixar aplicativos GeoGebra. [S.l.]: GeoGebra, 2024a. Disponível em: https://www.geogebra.org/download?lang=pt. Acesso em: 17 jun. 2024.
GEOGEBRA. Materiais didáticos. [S.l.]: GeoGebra, 2024b. Disponível em: https://www.geogebra.org/materials?lang=pt. Acesso em: 17 jun. 2024.
KLEIN, F. Famous problems of elementary geometry. Boston: Ginn and Co., 1897.
LAGO, R. C.; NÓS, R. L. Investigando teoremas de geometria plana com o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 9, n. 3, p. 15-29, 2020.
NÓS, R. L.; SANO, M.; SILVA, V. M. R. da. A dynamic view of some geometric loci via GeoGebra. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 1-21, 2024.
OLIVEIRA, K. S. de. Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GeoGebra e o GNU Octave. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2023.
OLIVEIRA, K. S. de; NÓS, R. L.; SAITO, O. H. Propostas de atividades para solucionar problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GNU Octave e o GeoGebra. EduCapes, 2023. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741685. Acesso em: 17 jun. 2024.
PARANÁ. Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Curitiba: SEED, 2021a. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/crep. Acesso em: 17 jun. 2024.
PARANÁ. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Curitiba: SEED, 2021b. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/referencial_curricular_novoem_11082021.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.
ROONEY, A. A história da matemática: desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito. São Paulo: M.Books do Brasil, 2012.
SAITO, K. Doubling the cube: a new interpretation of its significance for early greek geometry. Historia Mathematica, v. 22, p. 119-137, 1995.
SILVA, V. M. R. da; NÓS, R. L.; Sano, M. Uma visão dinâmica do teorema de Pitágoras via GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 12, n. 1, p. 62-77, 2023.
WILLIS, L. A. Duplication of a cube. American Journal of Applied Mathematics, v. 3, n. 6, p. 256-258, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/293011869_Duplication_of_a_Cube. Acesso em: 17 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.
