Duplicando o cubo com o GeoGebra

Autores

Palavras-chave:

Parábola, Hipérbole, História da Matemática

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se experiências dinâmicas que abordam as duas estratégias propostas pelo matemático grego Menaecmo para duplicar o cubo por meio de seções cônicas, estabelecendo uma relação entre Geometria Analítica e História da Matemática. Tais estratégias permitem determinar a medida da aresta do cubo duplicado utilizando duas parábolas ou uma parábola e uma hipérbole. As atividades dinâmicas, organizadas com o GeoGebra e acessadas por links externos, fazem uso de controles deslizantes para estabelecer/variar os parâmetros que satisfazem as duas condições de Menaecmo. As atividades foram elaboradas com o intuito de contextualizar o estudo das seções cônicas nos cursos de Geometria Analítica da Licenciatura em Matemática e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, podendo ser adaptadas para o Ensino Médio. Conclui-se que o GeoGebra é a ferramenta ideal para representar dinamicamente a duplicação do cubo.

Biografia do Autor

Katiane Souza de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Colégio Estadual Rocha Pombo, Morretes-PR

Referências

ALEX, K. M.; MUTEMBEI, J. The cube duplication solution (a compass-straightedge (ruler) construction). International Journal of Mathematics Trends and Technology, v. 50, n. 5, p. 307-315, 2017. Disponível em: https://ijmttjournal.org/public/assets/volume-50/number-5/IJMTT-V50P549.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB/CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.

CONTADOR, P. R. M. Matemática, uma breve história. 4a. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023.

COXETER, H. S. M. Introduction to geometry. Toronto: John Wiley & Sons, 1969.

DELGADO, J.; FRENSEL, K.; CRISSAFF, L. Geometria analítica. Coleção PROFMAT. 2a. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2017.

DOMINGUES, H. H. Seções cônicas: história e ensino. Revista de Educação Matemática, v. 6, n. 4, p. 43-49, 1998.

EVES, H. Introdução à história da matemática. 5a. ed. Campinas: Unicamp, 2011.

GEOGEBRA. Baixar aplicativos GeoGebra. [S.l.]: GeoGebra, 2024a. Disponível em: https://www.geogebra.org/download?lang=pt. Acesso em: 17 jun. 2024.

GEOGEBRA. Materiais didáticos. [S.l.]: GeoGebra, 2024b. Disponível em: https://www.geogebra.org/materials?lang=pt. Acesso em: 17 jun. 2024.

KLEIN, F. Famous problems of elementary geometry. Boston: Ginn and Co., 1897.

LAGO, R. C.; NÓS, R. L. Investigando teoremas de geometria plana com o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 9, n. 3, p. 15-29, 2020.

NÓS, R. L.; SANO, M.; SILVA, V. M. R. da. A dynamic view of some geometric loci via GeoGebra. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 1-21, 2024.

OLIVEIRA, K. S. de. Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GeoGebra e o GNU Octave. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2023.

OLIVEIRA, K. S. de; NÓS, R. L.; SAITO, O. H. Propostas de atividades para solucionar problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GNU Octave e o GeoGebra. EduCapes, 2023. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741685. Acesso em: 17 jun. 2024.

PARANÁ. Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Curitiba: SEED, 2021a. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/crep. Acesso em: 17 jun. 2024.

PARANÁ. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Curitiba: SEED, 2021b. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/referencial_curricular_novoem_11082021.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.

ROONEY, A. A história da matemática: desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito. São Paulo: M.Books do Brasil, 2012.

SAITO, K. Doubling the cube: a new interpretation of its significance for early greek geometry. Historia Mathematica, v. 22, p. 119-137, 1995.

SILVA, V. M. R. da; NÓS, R. L.; Sano, M. Uma visão dinâmica do teorema de Pitágoras via GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 12, n. 1, p. 62-77, 2023.

WILLIS, L. A. Duplication of a cube. American Journal of Applied Mathematics, v. 3, n. 6, p. 256-258, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/293011869_Duplication_of_a_Cube. Acesso em: 17 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2025-06-08

Edição

Seção

Propostas para a Ação