Uma técnica simples de animação de Morphing no GeoGebra usando Combinações Lineares Convexas

Autores

Palavras-chave:

Animação, GeoGebra, Combinação Linear Convexa, Morphing

Resumo

Entre os muitos atributos do GeoGebra, o recurso de gerar animações se destaca. Neste texto apresentamos por meio de alguns exemplos, como o conceito de combinação linear convexa se constitui em uma técnica simples e poderosa de se gerar animações do tipo morphing, onde os objetos se transformam gradualmente de uma configuração para outra. Combinações lineares convexas são uma aplicação prática e visualmente atraente de combinações lineares, destacando-se pela sua versatilidade e elegância matemática, o que as torna úteis em diversas áreas e valiosas para ensinar conceitos abstratos de forma tangível.

Biografia do Autor

Humberto José Bortolossi, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Luciana Prado Mouta Pena, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Referências

ABU, N. A.; HASSAN, M. D.; SAHIB, S. Mathematical animations: the art of teaching. In: Frontiers In Education Conference (FIE), 31., Reno, NV. Anais [...]. Reno: IEEE, p. S1C-10–S1C-15, 2001.

ALTIPARMAK, K. Impact of computer animations in cognitive learning: differentiation. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 45, n. 8, p. 1146-1166, Nov. 2014.

AMUNDSEN, M. L. J. Is animation in education effective? A look into educators’ perspective and Human-Computer Interaction. 2024. Dissertação (Mestrado em Informática) – University of Oslo, Department of Informatics, Faculty of Mathematics and Natural Sciences, Oslo, 2024.

ARI, E. F. et al. The influence of animation media in understanding fractions in mathematics. In: International Conference on Science, Education and Technology 2024, Semarang: Universitas Negeri Semarang, Semarang. Anais, p. 21-27, 2024.

BARBOSA, S. M. O software GeoGebra e as possibilidades do trabalho com animação. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 22-32, 2013.

BASNIAK, M. I. A construção de cenários animados no GeoGebra e o ensino e a aprendizagem de funções. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 43-58, 2020.

BORTOLOSSI, H. J. Cálculo diferencial a várias variáveis: uma introdução à teoria de otimização. 618 p., Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.

BORTOLOSSI, H. J.; FIGUEIREDO, J. O. de. Coordenadas baricêntricas: uma introdução com ênfase na geometria moderna do triângulo. 1. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2017. Disponível em: <http://www.professores.imuff.mat.br/hjbortol/arquivo/2017.1/cms/cms-coordenadas-baricentricas.pdf>. Acesso em: 3 set. 2024.

HÖFFLER, T.N.; LEUTNER, D. Instructional animation versus static pictures: A meta-analysis. Learning and Instruction, v. 17, n. 6, p. 722-738, 2007.

JANCHESKI, M. GeoGebra animations, simulations and computer games in teaching and learning physics. In: 13th International Technology, Education and Development Conference (INTED). Proceedings [...]. Valencia: IATED, 2019. p. 7613-7623, 2019.

LOWE, R., SCHNOTZ, W. Learning with animation: Research implications for design. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

MOLINARI, J. R. A.; RETSLAFF, F. M. de S. Curvas de Bézier no software GeoGebra e suas aplicações. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 8, n. 2, p. 026–043, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/41161. Acesso em: 27 set. 2024.

PRAUTZSCH, H.; BOEHM, W.; PALUSZNY, M. Bézier and B-Spline Techniques. Berlin; Heidelberg: Springer-Verlag, 2002.

TVERSKY, B.; MORRISON, J. B.; BETRANCOURT, M. Animation: can it facilitate? International Journal of Human-Computer Studies, v. 57, p. 247-262, 2002. DOI:10.1006/ijhc.1017. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1071581902910177>. Acesso em: 31 mar. 2025.

VALDEZ, A.; TRUJILLO, K.; WIBURG, K. Math Snacks: Using Animations and Games to Fill the Gaps in Mathematics. Journal of Curriculum and Teaching, v. 2, n. 2, p. 154-161, 2013.

Downloads

Publicado

2025-06-08

Edição

Seção

Propostas para a Ação