Entre ser e parecer
usos da escrita nas artes visuais
Mots-clés :
arte contemporânea, arte latino-americana, escrita, modalidades veriditórias, sistemas de escritaRésumé
Na arte contemporânea, a escrita aparece plenamente incorporada à criação visual, constituindo-se como mais um elemento compositivo à disposição dos artistas. Este artigo objetiva identificar e sistematizar diferentes tipos de usos da escrita nas artes visuais contemporâneas. Para isso, um conjunto de obras do século XXI produzidas por artistas latino-americanos é analisado. A abordagem teórico-metodológica adotada é a da semiótica de linha discursiva ou francesa, especialmente em suas considerações sobre a oposição entre o “ser” e o “parecer”, organizadas em um quadro de articulações lógicas. Conclui-se que a incorporação da escrita no fazer artístico pode ocorrer, segundo cada caso, na forma de uma escrita sêmica, plástica, oculta ou simulada.
Références
Anis, Jacques, “Pour une graphématique autonome”, Langue française, 59, 1, 1983.
Beyaert-Geslin, Anne, “La typographie dans le collage cubiste”, in M. Arabyan e I. Klock-Fontanille (orgs.), L’écriture entre support et surface, Paris, L’Harmattan, 2005.
Catach, Nina (org.), La ponctuation, Langue française, 45, 1980.
Chen, Luciana, Marc B. Bogo, Maria Claudia Vidal e Mariana Albuquerque, “Faz escuro mas eu canto : o projeto curatorial da 34ª Bienal de São Paulo”, in A.C. de Oliveira (org.), Por uma semiótica engajada, Barueri, Estação das Letras e Cores, 2022.
Chueca, Luis Fernando, “Las armas molidas de Juan Ramírez Ruiz : reescritura poética decolonial de la nación peruana en tiempos de guerra”, Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, XL, 80, 2014.
Farkas, Solange (Curad.), Alfabeto infinito. Angela Detanico e Rafael Lain, Porto Alegre, Fundação Iberê Camargo, 2013.
Fundação bienal de São Paulo, Ximena Garrido-Lecca, 2020, http://34.bienal.org.br/artistas/7300.
Gerheim, Fernando, “Cruzamentos entre palavra e imagem em três momentos da arte brasileira”, ARS, v. 18, 39, 2020.
Greimas, Algirdas J., e Joseph Courtés, Dicionário de semiótica, São Paulo, Cultrix, 1983.
Klinkenberg, Jean-Marie, “Vers une typologie générale des fonctions de l’écriture. De la linéarité à la tabularité, ou l’espace écrit comme intermédialité”, in L. Hébert, L. Guillemette (orgs.), Intertextualité, interdiscursivité et intermédialité, Québec, Presses de l’Université Laval, 2009.
Morais, Fabio, Escritexpográfica, Tese (Doutorado em Artes Visuais), Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
Neill, Bob, Bob Neill’s Book of Typewriter Art (with special computer program), Cornwall, Weavers Press, 1982. Disponível em: https://monoskop.org/log/?p=10535.
Oliveira, Ana Claudia de (org.), Semiótica plástica, São Paulo, Hacker, 2004.
Pérez-Oramas, Luiz, O alfabeto enfurecido : León Ferrari e Mira Schendel, Porto Alegre, Fundação Iberê Camargo, 2010.
Pondian, Juliana F., Gramática da poesia escrita : figuras retóricas, Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral), FFLCH, Universidade de São Paulo, 2016.
Ramalho, Sandra, Imagem também se lê, São Paulo, Rosari, 2005.
Rebouças, Moema Martins, O discurso modernista da pintura, Lorena (SP), Centro Cultural Teresa D’Ávila, 2003.
Rousseaux, Patricia, Linguagem pré-incaica. Arte! Brasileiros, 1 abr. 2020. https://artebrasileiros.com.br/arte /bienais/ximena-garrido-leca/.
Teixeira, Lucia, As cores do discurso : análise do discurso da crítica de arte, Niterói, EDUFF, 1996.
Tomé, Gilberto, Gráficafábrica, um ateliê-editora, 17 maio 2013.
Vermelho, Detanico Lain – Portfolio, 2015, https://www.galeriavermelho.com.br/en/artista/72/detanico-lain.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.


