Especificidades da arte cabo-verdiana: Manuel Figueira: de artista nacional em Cabo Verde a artista outsider em Portugal
Autores/as
José Carlos Venâncio
Universidade da Beira Interior; Professor Visitante da Universidade de Macau e Salamanca
João Pedro Silva
Universidade Beira Interior
Palabras clave:
Manuel figueira, arte africana, pós colonialidade
Resumen
Partindo da obra e da experiência, que está longe de ser bem sucedida, do pintor cabo-verdiano Manuel Figueira junto do mundo da arte português, tecer-se-ão algumas considerações sobre a receptividade da arte africana no mundo ocidental, sobre o lugar de Cabo Verde no contexto africano e sobre o intercâmbio cultural entre Portugal e as suas ex-colónias em África. Neste repensar de algumas das premissas da pós-colonialidade portuguesa, a lusofonia, não propriamente enquanto vivência, mas sim enquanto plataforma político-ideológica, será igualmente analisada e
criticada.
Biografía del autor/a
José Carlos Venâncio, Universidade da Beira Interior; Professor Visitante da Universidade de Macau e Salamanca
Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior, Professor Visitante das Universidades de Macau (Departamento de Estudos Portugueses) e Salamanca (Instituto de Estúdios de Iberoamérica).
Livros: Literatura e poder na África lusófona (Lisboa: ICALP 1992), A economia de Luanda e hinterland no século XVIII. Um estudo de Sociologia Histórica (Lisboa: Estampa 1996), jcvenancio@sapo.pt
João Pedro Silva, Universidade Beira Interior
Licenciado pela Universidade da Beira Interior (Portugal) em Sociologia no ano de 2002, foi mestrando no curso de Comunicação, Cultura e Tecnologias das Informação, no ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) entre 2004 e 2006. Capítulo de livro “O Intelectual, a motivação artística e o terrorismo”, do livro Terrorismo (Coimbra: Almedina, 2004: 163 – 285), sob a coordenação do Professor Adriano Moreira. Actualmente, João Pedro Silva é fotógrafo freelancer. joaopedrossilva@gmail.com