Cultura Livre: projeto de ação política no capitalismo informacional
Autores/as
Luis Eduardo Tavares
Instituto Pólis
Palabras clave:
cultura livre, internet, poder e liberdade
Resumen
Dentre os inúmeros enredamentos entre cultura e política na contemporaneidade, está o projeto da Cultura Livre que alude a viabilidade dos bens culturais poderem livremente circular, ser acessados, manejados e transformados conforme diferentes necessidades e aspirações coletivas e individuais,
objetivas e subjetivas. Fortemente impulsionado pela disseminação dos recursos tecnológicos informacionais, a Cultura Livre apresenta uma ética para novos padrões de sociedade e traz à tona disputas políticas no capitalismo informacional. A livre fruição e usufruição de bens culturais numa amplitude sem precedentes entra em conflito com os sistemas vigentes de propriedade intelectual e, a partir desse desentendimento, desenvolve-se um arcabouço de idéias que formam o projeto da Cultura Livre, revelando práticas de poder e liberdade correspondentes ao mundo contemporâneo.
Biografía del autor/a
Luis Eduardo Tavares, Instituto Pólis
Graduado em Ciências Sociais na PUC-SP, onde cursa o mestrado desde 2007 na área de Ciência Política. Trabalha como técnico do Núcleo de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis.