Infâncias negras na literatura de Conceição Evaristo: memória, ancestralidade e desabrigo
Palavras-chave:
Infância, Relações raciais, Literatura negra brasileira, Epistemologias negras, Conceição EvaristoResumo
A literatura de Conceição Evaristo nos convoca à observação e escuta de múltiplas perspectivas, de uma comunhão de vozes de crianças, anciões, negros e mulheres. Com amparo em contribuições dos estudos sociais da infância, do campo de estudos intitulado “Infâncias de Gorée”, e do pensamento de filósofos e pesquisadores pós-coloniais e decoloniais, busca-se percorrer as “escrevivências” da autora atentando-se às experiências e imaginários sobre infâncias negras. Neste percurso, são evidenciadas formas particulares de se relacionar com noções como temporalidade, memória, agência e desabrigo.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Franklin Leopoldo e Silva, Joaquim José Ramos, Remberto Francisco Kuhnen, Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. São Paulo: Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, XXXVIII, 1974.
BERENSTEIN JACQUES, Paola. Estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.
CÉSAIRE, Aimé. Diário de um retorno ao país natal. Tradução de Lilian Pestre de Almeida. São Paulo: Edusp, 2012.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
EVARISTO, Conceição. Olhos D´Água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro: Modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. Tradução do Prefácio à edição brasileira de Patrícia Farias. São Paulo: Editora 34, 2001.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.
GLISSANT, Édouard. Tratado do todo-mundo. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2024.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, ANPOCS, 1984, pp. 223-244. Disponível em: https://patriciamagno.com.br/wp-content/uploads/2021/04/GONZAL1.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.
GULLAR, Ferreira. Traduzir-se. In: GULLAR, Ferreira. Toda poesia. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004. p. 335.
JENKS, Chris. Childhood. New York: Routledge, 2004.
KILOMBA, Grada. Entrevista concedida ao programa Roda Viva, da Rede cultura, em 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CGopH9rfLY8. Acesso em: 15 mai. 2024.
KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2007.
MENESES COPETE, Yeison Arcadio. Niñeces de gorée y de la plantación: crianza y relaciones raciales en el chocó, Colombia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. 43, pp. 1008-1033, jan./jun., 2021. D.O.I.: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e76489.
NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Temporalidade, memória e ancestralidade: enredamentos africanos entre infância e formação. In.: RODRIGUES, Allan de Carvalho; BERLE, Simone; KOHAN, Walter Omar (orgs.). Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar. Rio de Janeiro: NÉFI, 2018, pp. 583-595. Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/wanderson_flor_-_temporalidade_mem%C3%B3ria_e_ancestralidade._enredamentos_africanos_entre_inf%C3%A2ncia_e_forma%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 01 mai. 2025.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Educação e militância decolonial. Rio de Janeiro: Editora Selo Novo, 2018.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. A revanche do sagrado: entrevista com Edimilson de Almeida Pereira. Vinte Cultura e Sociedade: uma Perspectiva Negra. 14 de setembro. Disponível em: https://vinteculturaesociedade.wordpress.com/2016/09/14/entrevista-trecho/. Acesso 25 abr. 2024.
PORTELA, Daniela Fagundes. La Educación de los niños negros en la Provincia de São Paulo (1871-1888). In: GARCÍA, María Isabel Mena (org.). Nineces de Gorée o de la Negritud. Colombia: Editorial Niñeces de Gorée, 2022. Disponível em: https://www.academia.edu/97428184/Ni%C3%B1eces_de_Gor%C3%A9e_o_Ni%C3%B1eces_de_la_Negritud. Acesso em 15 abr. 2024.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Tradução de Fátima Murad. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, pp. 729-750, set./dez. 2010. D.O.I.: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300004. Acesso em 01 mai. 2025.
ROSEMBERG, Fúlvia. Educação como uma forma de colonialismo. Ciência e Cultura, n. 28, v.12, pp. 1466-1471, 1976.
ROSEMBERG, Fúlvia; FREITAS, Rosangela Ramos de. Participação de crianças brasileiras na força de trabalho e educação. Educação e Realidade, n. 27, pp. 95-125, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25940. Acesso em 19 set. 2024.
SOMÉ, Sobonfu. O espírito da intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. Tradução de Deborah Weinberg. 2. ed. São Paulo: Editora Odysseus, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.