Uma maneira de proceder

a importância dos Exercícios Espirituais para o pensamento de Michel de Certeau

Autores

  • Cainan Espinosa Gimenes UCP RJ
  • Leandro Couto Carreira Ricon Universidade Católica de Petrópolis

Palavras-chave:

Espiritualidade Inaciana, Cotidiano, Táticas e Estratégias, Resistência e Criatividade

Resumo

Este artigo explora a intersecção entre a espiritualidade inaciana e a análise do cotidiano proposta por Michel de Certeau, destacando como ambos abordam a integração entre a prática espiritual e a vida diária. A análise centra-se nas primeiras duas semanas dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e na teoria de Certeau sobre práticas diárias, discutindo como o cotidiano pode servir como um espaço para a espiritualidade e a resistência. Na primeira semana dos Exercícios, Santo Inácio convida os exercitantes a contemplar a presença divina em suas atividades diárias, promovendo uma integração entre espiritualidade e cotidiano através do Princípio e Fundamento e da prática da indiferença. Certeau, por sua vez, explora o cotidiano como um campo de resistência e criatividade, onde as táticas individuais desafiam as estruturas sociais dominantes. Nesse sentido, tanto a abordagem inaciana quanto a teoria de Certeau reconhecem a importância do cotidiano como um espaço ativo e dinâmico para a experiência espiritual e a prática crítica. Ao integrar os conceitos de Princípio e Fundamento com a teoria das táticas de Certeau, o estudo revela como o cotidiano pode ser um meio de transformação espiritual e resistência social, oferecendo uma visão enriquecedora sobre a prática diária como um campo de ação significativo na busca por uma experiência espiritual autêntica.

Biografia do Autor

Cainan Espinosa Gimenes, UCP RJ

Mestre em Filosofia e Ensino pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Contato: cainan.gimenes@santoinacio-rio.com.br

Leandro Couto Carreira Ricon, Universidade Católica de Petrópolis

Doutor em História Comparada pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) no Programa de Pós-Graduação em Educação. Contato: leandro.ricon@ucp.br

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Publicado

2025-05-28