O homem, um ser vocacionado a plenitude

diálogo sobre aspectos antropológicos da Gaudium et Spes

Autores

  • Evilázio Francisco Borges Teixeira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Everton Ricardo Berny Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Gaudium et Spes, antropologia, homem, vocação, plenitude.

Resumo

O Concílio Vaticano II foi o maior evento eclesial dos últimos séculos, nele a Igreja assume uma atitude de diálogo com a Modernidade. Neste diálogo a Igreja tem uma palavra qualificada sobre o homem, pois ela anuncia o Homem em plenitude, Cristo Jesus. Em consonância com o pensamento filosófico este artigo resgata alguns postulados sobre o homem presentes na Gaudium et Spes. O homem é um projeto a realizar, ao mesmo tempo que permanece um mistério para si mesmo. Diante da sua finitude o homem se pergunta pelo sentido da sua vida e se descobre como um ser de comunhão, que se realiza na relação com o outro. No entanto, o homem, chamado a grandeza experimenta o pecado como um limitador. Esta realidade dura da miséria humana não elimina o chamado que traz dentro de si para unir-se com o seu Criador, este é o aspecto mais sublime da sua vocação humana. O caminho do deserto, a semelhança do povo de Israel será a oportunidade de purificar o homem para chegar a sua plenitude. Portanto, a antropologia conciliar aponta para um ser humano que se pergunta sobre a sua existência e que descobre a sua dignidade na relação com Deus, deste modo a vida humana enche-se de esperança e de um futuro ao qual também é chamado a construir por meio de princípios éticos e evangélicos.

Biografia do Autor

Evilázio Francisco Borges Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (PUG, Itália. Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Contato: vila@pucrs.br

Everton Ricardo Berny Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Contato: bernyeverton@gmail.com

Referências

ALVAREZ-SUAREZ, Aniano. Unión com Dios. In: PACHO, Eulogio. Diccionario de San Juan de la Cruz. Burgos: Monte Carmelo, 2009. p. 1195-1199.

BIBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

CENCINI, Amedeo. Amarás o Senhor teu Deus: psicologia do encontro com Deus. São Paulo: Paulinas, 1989.

CONCÍLIO VATICANO. Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). São Paulo: Paulus, 1997.

CRUZ, João da, São. Obras completas. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

GARCÍA, Ciro. Antropología Sanjuanista. In: PACHO, Eulogio. Diccionario de San Juan de la Cruz. Burgos: Monte Carmelo, 2009. p. 92-105.

HEIDEGGER, Martin. Kant e il problema della metafisica. 3. ed. Roma: Bari Edizioni

Laterza, 2000. (Biblioteca Universale Laterza, 285).

LÓPEZ, João Manuel Hurtado. Chaves teológicas da Gaudium et Spes. Studium: revista teológica, Curitiba, v. 7, n. 12, p. 61-68, 2013.

MARTINI, Carlo Maria. Vida de Moisés: vida de Jesus – Existência Pascal. São Paulo: Loyola, 1985.

MONDIN, Batista. O homem, quem é ele?: Elementos de antropologia filosófica. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 1980. (Coleção Filosofia, 3).

PAULO VI, Papa. A Igreja no mundo de hoje. In: VIER, Frederico, Frei. (coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 1967. p. 141-256.

RULLA, Luigi. Antropologia da Vocação Cristã. São Paulo: Paulinas, 1987.

SECO, Ricardo. El Trabajo humano e la Gaudium et Spes em: a 40 años do Concilio Vaticano II. Lecturas e interpretaciones, Córdoba: EDUCC, 2005.

SESBOÜÉ, Bernard. O homem, maravilha de Deus: ensaio de antropologia cristológica. Porto Alegre: Paulinas, 2021.

Downloads

Publicado

2025-05-28