Revelação divina, mediação e poder de salvação
Expressões da maturidade da ação do Logos além do cristianismo
Palavras-chave:
Sementes do Verbo/Logos divino, Teologia cristã, Pluralismo religioso, Mediação, Salvação, RevelaçãoResumo
O artigo tem como objetivo analisar um dos aspectos da visão inclusivista de teologias cristãs que, embora com abertura a outras religiões, relegam um papel restrito e secundário a elas, afirmando conterem apenas ‘sementes do Verbo’, sem o devido reconhecimento da integral presença do Logos e do Espírito em seus meios institucionais e nas experiências religiosas que possibilitam aos seus fiéis. Metodologicamente, optamos por articular sínteses teológicas dos temas revelação, mediação e salvação, a partir da teologia cristã das religiões, reforçando a tese de que a ação do Logos nas religiões não é apenas na forma seminal, mas já amadurecida e suficiente. A pesquisa se desenvolve em cinco passos: o ponto de partida é uma descrição suscinta do que é chamado ‘teologia das sementes do Verbo’, foco de nossa crítica. Os três passos seguintes consistem em observar mais detidamente tal visão a partir dos eixos da revelação do divino, da mediação do sagrado e do poder de salvação. Por fim, e de modo conclusivo, apresentamos a concepção de que a maturidade, e não somente ‘as sementes’, do Logos se expressa nos diferentes sistemas religiosos, incluindo o cristianismo, mas não com exclusividade. Isso impulsiona à construção de uma teologia cristã com traços interativos e policêntricos, entendendo o universalismo da presença e ação do Logos divino.
Referências
AQUINO JÚNIOR, Francisco. “Libertação e salvação: revisitando “teologia da libertação” de Gustavo Gutiérrez 50 anos depois”. Perspectiva Teológica, 54 (1), Belo Horizonte, jan-abr 2022, p. 179-197.
ARAGÃO, Gilbraz. Leitura transreligiosa da diversidade espiritual. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). Horizontes plurais. Espiritualidades, pluralidades e diálogos. Recriar/Pluralidades, 2023, p. 39-76.
BARROS, Marcelo. O Sabor da Festa que Renasce. Para uma Teologia Afro-latíndia da Libertação. São Paulo: Paulinas, 2009.
BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. A pneumatologia como possibilidade de diálogo e missão universais. In: Teixeira, Faustino (org.). Diálogo de pássaros. Nos caminhos do diálogo inter-religioso. São Paulo: Paulinas, 1993, p. 111-121.
BINGEMER, Maria Clara Lucchetti (org.). Violência e religião. Cristianismo, Islamismo, Judaísmo – Três religiões em confronto e diálogo. São Paulo: Loyola; Rio de Janeiro: /PUC Rio, 2001.
BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. Faces e interfaces da sacralidade em um mundo secularizado. In: Lima, Degislando; Trudel, Jacques (orgs.). Teologia em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2002, p. 285-332.
CARNEIRO, Erica Jorge. A urgência do pensamento e práticas plurais no universo afro-brasileiro. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). Diversidade religiosa e o princípio pluralista. São Paulo: Recriar, 2021, p. 203-217.
COMBLIN, José. Quais os desafios dos temas teológicos atuais? São Paulo: Paulus, 2005.
CUNHA, Magali do Nascimento; RIBEIRO, Claudio de Oliveira. No mesmo barco? Uma análise das perspectivas teológico-pastorais do movimento ecumênico internacional para o diálogo inter-religioso. Numen, Juiz de Fora, v. 26, n. 2, p. 188-207, 2023.
DALA ROSA, Luís Carlos. Bem viver e terra sem males: a cosmologia dos povos indígenas como uma epistemologia educativa de decolonialidade. Educação, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 298-307, maio-ago. 2019
DUPUIS, Jacques. Verso una teologia Cristiana del pluralismo religioso. Brescia: Queriniana, 1997.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FERNANDES, Rose Costa; RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Perspectivas teológicas da Igreja Católica Romana para o Diálogo Inter-religioso Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, PUC Rio, v.28, n.73, p. 1-18, jan./jun. 2024.
GEBARA, Ivone. Vulnerabilidade, justiça e feminismos. Antologia de textos. São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2010.
GEFFRÉ, Claude. Crer e interpretar. A virada hermenêutica da teologia. Petrópolis, Vozes, 2004.
GEFFRÉ, Claude. De Babel a Pentecostes. Ensaios de teologia inter-religiosa. São Paulo: Paulus, 2013.
GONÇALVES, Alonso; RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Modelos de interpretação teológica das religiões: crítica e proposição. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). O pluralismo religioso em foco. São Paulo: Recriar/Pluralidades, 2024, p. 67-91.
HICK, John. A metáfora do Deus encarnado. Petrópolis: Vozes, 2000.
HICK, John. Teologia cristã e pluralismo religioso. O arco-íris das religiões. Juiz de Fora: PPCIR, 2005.
JENKINS, Philip. The Next Christendom. New York, NY: Oxford University Press. 2002.
JOÃO PAULO II. Encíclica Redemptoris missio. Sobre a validade permanente do mandato missionário. São Paulo: Paulinas, 1990.
KNITTER, Paul. Jesus e os outros nomes. Missão cristã e responsabilidade global. São Bernardo do Campo: NhandutiEditora, 2010.
LOTT, Henrique Marques. “A soteriologia e os diferentes critérios de salvação em Luc Ferry”. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p. 91-101, 2010.
MARÇANEIRO, Marcial. As sementes do Verbo segundo Justino: relevância teológica e atualidade”. Teologia em Questão, Taubaté, n. 38, p. 7-32, 2023.
ORTEGA Y GASSET, José. Meditações do Quixote. São Paulo: Iberoamericana, 1967.
PANASIEWICZ, Roberlei. Diálogo iner-religioso e construção de identidades. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). Horizontes plurais. Espiritualidades, pluralidades e diálogos. Recriar/Pluralidades, 2023, p. 13-37.
QUEIRUGA, Andrés Torres. Autocompreensão cristã. Diálogo das religiões. São Paulo: Paulinas, 2007.
QUEIRUGA, André Torres. Repensar a revelação. São Paulo: Paulinas, 2010.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Religião, democracia e direitos humanos. Presença pública inter-religiosa no fortalecimento da democracia e na defesa dos direitos humanos no Brasil. São Paulo: Reflexão, 2016.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira. O princípio pluralista. São Paulo: Loyola, 2020.
RICCA, Paulo. Jesus, a salvação dos cristãos e dos não cristãos. IHU, São Leopoldo, 28/08/2023. Disponível em https://www.ihu.unisinos.br/categorias/630627-jesus-a-salvacao-dos-cristaos-e-dos-nao-cristaos-artigo-de-paolo-ricca Acesso em 29/11/2024.
SIMÕES, Maria Cecília. Diversidade e pluralidade religiosa, e as espiritualidades indígenas: ainda o desafio do outro. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). Horizontes plurais. Espiritualidades, pluralidades e diálogos. São Paulo: Recriar/Pluralidades, 2023, p. 191-219.
TEIXEIRA, Alfredo. “Religiões de salvação: a construção de um macroconceito”. Cadmo – Revista de História Antiga - Suplemento 1 – Soteriologias, Identidade e Salvação. Universidade de Lisboa, 2021, p. 21- 47.
TILLICH, Paul. Teologia Sistemática. São Paulo: Paulinas/Sinodal, 1984.
TILLICH, Paul. Theology of Culture. London, Oxford, New York: Oxford Universtiy Press, 1957.
TILLICH, Paul. The Future of religions. New York-USA: Harper & Row Publishers, 1966 [ed. Jerald C. Brauer].
TOSTES, Angélica. Diálogo e decolonialidade. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). Horizontes plurais. Espiritualidades, pluralidades e diálogos. São Paulo: Recriar/Pluralidades, 2023, p. 115-152.
VIGIL, José Maria. Teologia do pluralismo religioso. Para uma releitura pluralista do cristianismo. São Paulo: Paulus, 2006.
WOLFF, Elias. Espiritualidade do diálogo inter-religioso. Contribuições na perspectiva cristã. São Paulo: Paulinas, 2016.
WOLFF, Elias; RIBEIRO, Claudio de Oliveira. As dimensões de decolonialidade, pluralidade e ecumenicidade do pensar teológico: o potencial crítico-libertador das religiões na América Latina. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 55, n. 3, p. 775-801, set./dez. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Cultura Teológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.