Revelação divina, mediação e poder de salvação

Expressões da maturidade da ação do Logos além do cristianismo

Autores

Palavras-chave:

Sementes do Verbo/Logos divino, Teologia cristã, Pluralismo religioso, Mediação, Salvação, Revelação

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar um dos aspectos da visão inclusivista de teologias cristãs que, embora com abertura a outras religiões, relegam um papel restrito e secundário a elas, afirmando conterem apenas ‘sementes do Verbo’, sem o devido reconhecimento da integral presença do Logos e do Espírito em seus meios institucionais e nas experiências religiosas que possibilitam aos seus fiéis. Metodologicamente, optamos por articular sínteses teológicas dos temas revelação, mediação e salvação, a partir da teologia cristã das religiões, reforçando a tese de que a ação do Logos nas religiões não é apenas na forma seminal, mas já amadurecida e suficiente. A pesquisa se desenvolve em cinco passos: o ponto de partida é uma descrição suscinta do que é chamado ‘teologia das sementes do Verbo’, foco de nossa crítica. Os três passos seguintes consistem em observar mais detidamente tal visão a partir dos eixos da revelação do divino, da mediação do sagrado e do poder de salvação. Por fim, e de modo conclusivo, apresentamos a concepção de que a maturidade, e não somente ‘as sementes’, do Logos se expressa nos diferentes sistemas religiosos, incluindo o cristianismo, mas não com exclusividade. Isso impulsiona à construção de uma teologia cristã com traços interativos e policêntricos, entendendo o universalismo da presença e ação do Logos divino.

Biografia do Autor

Claudio de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Contato: cdeoliveiraribeiro@ufjf.br

Elias Wolff, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Elias Wolff é doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, com estágio de pesquisa de pós-doutorado em Teologia pela Lutheran School of Theology, Chicago (USA). Professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

AQUINO JÚNIOR, Francisco. “Libertação e salvação: revisitando “teologia da libertação” de Gustavo Gutiérrez 50 anos depois”. Perspectiva Teológica, 54 (1), Belo Horizonte, jan-abr 2022, p. 179-197.

ARAGÃO, Gilbraz. Leitura transreligiosa da diversidade espiritual. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). Horizontes plurais. Espiritualidades, pluralidades e diálogos. Recriar/Pluralidades, 2023, p. 39-76.

BARROS, Marcelo. O Sabor da Festa que Renasce. Para uma Teologia Afro-latíndia da Libertação. São Paulo: Paulinas, 2009.

BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. A pneumatologia como possibilidade de diálogo e missão universais. In: Teixeira, Faustino (org.). Diálogo de pássaros. Nos caminhos do diálogo inter-religioso. São Paulo: Paulinas, 1993, p. 111-121.

BINGEMER, Maria Clara Lucchetti (org.). Violência e religião. Cristianismo, Islamismo, Judaísmo – Três religiões em confronto e diálogo. São Paulo: Loyola; Rio de Janeiro: /PUC Rio, 2001.

BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. Faces e interfaces da sacralidade em um mundo secularizado. In: Lima, Degislando; Trudel, Jacques (orgs.). Teologia em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2002, p. 285-332.

CARNEIRO, Erica Jorge. A urgência do pensamento e práticas plurais no universo afro-brasileiro. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). Diversidade religiosa e o princípio pluralista. São Paulo: Recriar, 2021, p. 203-217.

COMBLIN, José. Quais os desafios dos temas teológicos atuais? São Paulo: Paulus, 2005.

CUNHA, Magali do Nascimento; RIBEIRO, Claudio de Oliveira. No mesmo barco? Uma análise das perspectivas teológico-pastorais do movimento ecumênico internacional para o diálogo inter-religioso. Numen, Juiz de Fora, v. 26, n. 2, p. 188-207, 2023.

DALA ROSA, Luís Carlos. Bem viver e terra sem males: a cosmologia dos povos indígenas como uma epistemologia educativa de decolonialidade. Educação, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 298-307, maio-ago. 2019

DUPUIS, Jacques. Verso una teologia Cristiana del pluralismo religioso. Brescia: Queriniana, 1997.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FERNANDES, Rose Costa; RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Perspectivas teológicas da Igreja Católica Romana para o Diálogo Inter-religioso Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, PUC Rio, v.28, n.73, p. 1-18, jan./jun. 2024.

GEBARA, Ivone. Vulnerabilidade, justiça e feminismos. Antologia de textos. São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2010.

GEFFRÉ, Claude. Crer e interpretar. A virada hermenêutica da teologia. Petrópolis, Vozes, 2004.

GEFFRÉ, Claude. De Babel a Pentecostes. Ensaios de teologia inter-religiosa. São Paulo: Paulus, 2013.

GONÇALVES, Alonso; RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Modelos de interpretação teológica das religiões: crítica e proposição. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). O pluralismo religioso em foco. São Paulo: Recriar/Pluralidades, 2024, p. 67-91.

HICK, John. A metáfora do Deus encarnado. Petrópolis: Vozes, 2000.

HICK, John. Teologia cristã e pluralismo religioso. O arco-íris das religiões. Juiz de Fora: PPCIR, 2005.

JENKINS, Philip. The Next Christendom. New York, NY: Oxford University Press. 2002.

JOÃO PAULO II. Encíclica Redemptoris missio. Sobre a validade permanente do mandato missionário. São Paulo: Paulinas, 1990.

KNITTER, Paul. Jesus e os outros nomes. Missão cristã e responsabilidade global. São Bernardo do Campo: NhandutiEditora, 2010.

LOTT, Henrique Marques. “A soteriologia e os diferentes critérios de salvação em Luc Ferry”. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p. 91-101, 2010.

MARÇANEIRO, Marcial. As sementes do Verbo segundo Justino: relevância teológica e atualidade”. Teologia em Questão, Taubaté, n. 38, p. 7-32, 2023.

ORTEGA Y GASSET, José. Meditações do Quixote. São Paulo: Iberoamericana, 1967.

PANASIEWICZ, Roberlei. Diálogo iner-religioso e construção de identidades. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). Horizontes plurais. Espiritualidades, pluralidades e diálogos. Recriar/Pluralidades, 2023, p. 13-37.

QUEIRUGA, Andrés Torres. Autocompreensão cristã. Diálogo das religiões. São Paulo: Paulinas, 2007.

QUEIRUGA, André Torres. Repensar a revelação. São Paulo: Paulinas, 2010.

RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Religião, democracia e direitos humanos. Presença pública inter-religiosa no fortalecimento da democracia e na defesa dos direitos humanos no Brasil. São Paulo: Reflexão, 2016.

RIBEIRO, Claudio de Oliveira. O princípio pluralista. São Paulo: Loyola, 2020.

RICCA, Paulo. Jesus, a salvação dos cristãos e dos não cristãos. IHU, São Leopoldo, 28/08/2023. Disponível em https://www.ihu.unisinos.br/categorias/630627-jesus-a-salvacao-dos-cristaos-e-dos-nao-cristaos-artigo-de-paolo-ricca Acesso em 29/11/2024.

SIMÕES, Maria Cecília. Diversidade e pluralidade religiosa, e as espiritualidades indígenas: ainda o desafio do outro. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). Horizontes plurais. Espiritualidades, pluralidades e diálogos. São Paulo: Recriar/Pluralidades, 2023, p. 191-219.

TEIXEIRA, Alfredo. “Religiões de salvação: a construção de um macroconceito”. Cadmo – Revista de História Antiga - Suplemento 1 – Soteriologias, Identidade e Salvação. Universidade de Lisboa, 2021, p. 21- 47.

TILLICH, Paul. Teologia Sistemática. São Paulo: Paulinas/Sinodal, 1984.

TILLICH, Paul. Theology of Culture. London, Oxford, New York: Oxford Universtiy Press, 1957.

TILLICH, Paul. The Future of religions. New York-USA: Harper & Row Publishers, 1966 [ed. Jerald C. Brauer].

TOSTES, Angélica. Diálogo e decolonialidade. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira (org.). Horizontes plurais. Espiritualidades, pluralidades e diálogos. São Paulo: Recriar/Pluralidades, 2023, p. 115-152.

VIGIL, José Maria. Teologia do pluralismo religioso. Para uma releitura pluralista do cristianismo. São Paulo: Paulus, 2006.

WOLFF, Elias. Espiritualidade do diálogo inter-religioso. Contribuições na perspectiva cristã. São Paulo: Paulinas, 2016.

WOLFF, Elias; RIBEIRO, Claudio de Oliveira. As dimensões de decolonialidade, pluralidade e ecumenicidade do pensar teológico: o potencial crítico-libertador das religiões na América Latina. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 55, n. 3, p. 775-801, set./dez. 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-28