Revisitando a Gaudium et Spes para olhar o hoje

Autores

  • Antonio Lisboa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Igreja no Mundo, Papa Francisco

Resumo

Este artigo analisa a importância da Constituição Pastoral Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II, destacando sua inovação ao propor um diálogo mais profundo entre a Igreja e o mundo contemporâneo. Inicialmente, aborda a redefinição do papel da Igreja, enfatizando a dignidade humana, a liberdade de consciência e o bem comum. A Igreja se apresenta não apenas como instituição religiosa, mas como agente social, político e econômico em defesa da justiça e da paz. Em seguida, discute o conceito de "sinais dos tempos", indicando que a Igreja deve interpretar mudanças da modernidade para orientar sua ação pastoral. Por fim, destaca sua missão na construção de uma sociedade mais justa e solidária, reafirmando seu compromisso com a transformação social à luz do Evangelho. Gaudium et Spes não é apenas um documento teológico, mas um chamado à ação concreta pela dignidade humana e fraternidade global.

Referências

BALTHASAR, Hans Urs Von. A Verdade é Sinfônica: aspectos do pluralismo cristão. São Paulo: Paulus, 2016.

BENTO XVI, PAPA. Carta Encíclica Deus Caritas Est: sobre o Amor cristão. São Paulo: Paulus, 2006.

BENTO XVI, PAPA. Exortação Apostólica Pós sinodal Verbum Domini: sobre a palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. São Paulo: Paulus, 2010.

BENTO XVI, PAPA. Carta Encíclica Caritas in Veritate: sobre o desenvolvimento humano integral na caridade na verdade. São Paulo: Paulus, 2009.

CONCÍLIO VATICANO II. Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. 7ª reimpressão. São Paulo: Paulus, 2017. (Coleção Documentos da Igreja).

FRANCISCO, PAPA. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2013.

RAHNER, Karl. Nature and Grace. Dilemmas in the Modern Church. New York (NY): Sheed and Ward, 1964.

THEOBALD, Christoph. As grandes intuições de futuro do Concílio Vaticano II: a favor de uma “gramática gerativa” das relações entre Evangelho, sociedade e Igreja. Cadernos de Teologia Pública, v. 10, n. 77, 2013. Disponível em:<https://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/teopublica/077_cadernosteologiapublica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2024.

Downloads

Publicado

2025-05-28