Educación integral y derecho a la educación

un estudio político-pedagógico en la escuela rural Bem Viver Caúna de Três de Maio/RS

Autores/as

  • Caroline Luisa Ludwig Fuhr Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

formación humana integral, educación integral, derecho a la educación, escuela de campo

Resumen

Este artículo resultó de una tesis de maestría en educación, cuyo objetivo fue identificar elementos que caracterizan una escuela dedicada a la construcción de una sociedad democrática. Analizamos la Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna, escuela integral y rural, ubicada en Três de Maio, Rio Grande do Sul, que, con un proyecto construido en sociedad entre el gobierno y la comunidad, ejerce la educación integral como la indisociabilidad de vida, proponiendo la articulación de espacios y sujetos. La investigación fue cualitativa, con revisión bibliográfica, análisis de documentos e investigación de campo, con entrevistas involucrando segmentos de la comunidad escolar, examinados a partir del Análisis Discursivo Textual. Resaltamos la necesidad de una escuela de formación humana integral, pública, de calidad, respetuosa de la diversidad y comprometida con el enfrentamiento de las desigualdades sociales.

Biografía del autor/a

Caroline Luisa Ludwig Fuhr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências - Habilitação em Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio (UNIJUÍ) e em Pedagogia (UNINTER), Especialista em Gestão e Organização da Escola (UNOPAR), Mestra em Educação (URI) e Doutoranda em Educação e Ensino de Ciências (UFRGS). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces (UFRGS/CNPq) e da Rede brasileira por instituições educativas socialmente justas e aldeias, campos e cidades que educam (REDHUMANI). Atualmente é professora extensionista da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) e assessora pedagógica do Programa União faz a Vida (SICREDI).

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona.

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Publicado

2024-09-29

Número

Sección

Artigos