Benedito Antunes
Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Câmpus de Assis
Palavras-chave:
Ensino de literatura, Formação do professor, Formação do leitor, Linguagem literária
Resumo
Fala-se em crise da literatura como decorrência do contexto histórico-social contemporâneo, em que a leitura, em especial a literária, não seria uma prática capaz de concorrer com as diversas formas de comunicação audiovisual. Este artigo propõe-se discutir essas questões, procurando identificar o papel da escola na difusão da leitura literária. Para isso, contempla aspectos inerentes ao tema, como as condições socioeconômicas dos professores, a formação profissional proporcionada pelos cursos de licenciatura e, principalmente, a literatura como objeto de ensino. Considera a hipótese de que os problemas relativos ao ensino da literatura são comuns aos da própria formação escolar e que a literatura pode constituir um campo privilegiado para apontar novas perspectivas para a educação em geral.
Biografia do Autor
Benedito Antunes, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Câmpus de Assis
Departamento de Literatura, área de Literatura Brasileira