Experiências de leitura do texto literário em A menina que roubava livros: abertura, escuta e inquietude
Autores
Caroline Patrícia Parra Gomes da Silva
Unesp
Maria Augusta Hermengarda Wurthmann Ribeiro
Unesp
Palavras-chave:
Experiência de Leitura, Formação, Literatura
Resumo
Este estudo de natureza essencialmente teórica e bibliográfica tem por tema a leitura como formação e a experiência de leitura na obra literária A menina que roubava livros, de Markus Zusak, cuja personagem principal, Liesel, desafia o contexto da Alemanha nazista em guerra, roubando livros para lê-los. Diante de um cenário atual de leituras tratadas por muitos apenas como a decodificação da língua escrita, atividade mecânica e inócua ou oferecida como verdade, este estudo traz paralelamente, discussões sobre melhorias no ensino de leitura através das possíveis reflexões e iluminações sobre experiência de leitura oriundas da obra literária. Para tanto foi proposto o percurso metodológico a partir de referencial teórico constituído pelos autores Jorge Larrosa, Alberto Manguel, Walter Benjamin e Paulo Freire, dentre outros.
Biografia do Autor
Caroline Patrícia Parra Gomes da Silva, Unesp
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, câmpus de Rio Claro, na linha de Pesquisa Linguagem-Experiência-Memória-Formação.
Maria Augusta Hermengarda Wurthmann Ribeiro, Unesp
Doutora em Ciências da Comunicação ECA/USP. Professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, câmpus de Rio Claro, na linha de pesquisa Linguagem-Experiência-Memória-Formação.