As mãos negativas
Palavras-chave:
educação, cultura, representações simbólicas.Resumo
O artigo tem como objetivo refletir sobre os múltiplos significados da construção de um saber ampliado, processo que considere a evolução humana desde seus primórdios e seu desenvolvimento – a Cultura -, e o que se tornou o que hoje denominamos Educação. Os movimentos na busca da compreensão dos diferentes modos de expressão das produções humanas têm como base uma atitude inter e transdisciplinar - de respeito, acolhimento, despojamento de idéias pré-concebidas, e superação de paradigmas fechados em suas certezas incontestáveis.Utilizamos como metáfora destas aproximações as pinturas rupestres denominadas “mãos negativas”, em suas amplas possibilidades de entendimento e seus mistérios, tomando também como apoio as palavras de um poema de Marguerite Duras - Les Mains Negatives - duas expressões de cultura material que têm sido um ponto pulsante nas nossas reflexões sobre os sentidos da vida humana e seus legados.Downloads
Edição
Seção
Dossiê Educação e Cultura
Licença
Copyright (c) 1969 Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.