TRANSFORMAÇÃO DA INDÚSTRIA CRIATIVA PELA INTERNET: O CASO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA NO BRASIL

Autores

  • silvia novaes zilber Associação Educacional 9 de Julho- PMDA
  • Odair Fróes de Abreu Jr Uninove

Resumo

O objetivo desse trabalho foi descrever o modelo de negócio dos criadores e distribuidores de conteúdo da indústria fonográfica a partir do uso da Internet, entendida como inovação.. O método empregado foi o estudo de casos múltiplos, com quatro criadores de conteúdo (artistas) e dois distribuidores de conteúdo (uma major- Sony- e uma indie).Os resultados mostraram transformações no produto (digital ao invés de suporte físico), distribuição- feita por lojas virtuais, ocorrendo a desintermediação, possibilitando artistas conectarem-se diretamente a seus clientes, e faturamento aumentado para artistas e distribuidores indie, que se beneficiaram da divulgação pela Internet, enquanto que distribuidoras major não perceberam esse aumento, talvez devido à pirataria.

Downloads

Publicado

2015-07-27

Edição

Seção

Artigos