Reforma agrária dentro do contexto da doutrina social da Igreja: perspectivas da Doutrina Social da Igreja acerca da propriedade privada
Palavras-chave:
direito de propriedade, reforma agrária, doutrina social da Igreja Católica, subsistência humanaResumo
Este trabalho se debruça sobre dois conceitos relacionados entre si, o direito à propriedade e a reforma agrária, dentro do arcabouço teórico da doutrina social da Igreja Católica. Buscando responder a duas questões: o que é a propriedade privada para esta linha de pensamento e como a reforma agrária é vista por ela, este artigo encontra nos documentos do magistério eclesial católico romano profunda simpatia pela reforma agrária e, ao mesmo tempo, pela propriedade privada. O que, à primeira vista, pode parecer paradoxal, é compreendido de forma lógica e coerente ao fim deste trabalho. Encontrou–se não somente o apoio do magistério romano à reforma agrária como propostas gerais de como fazê-la e garanti-la. Isso se dá de forma coerente com a noção da doutrina social acerca da propriedade, que a compreende como um direito relativo e condicionado.
Referências
CATÓLICA, Igreja. Compêndio da doutrina social da Igreja. Principia, 2005.
CONCÍLIO VATICANO II. Gaudium et Spes: Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo atual. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1965.
DIAS, Felipe Martins. Reforma trabalhista de 2017 e sindicatos sob a perspectiva da Rerum Novarum: da proposta aos resultados. Revista Em Sociedade, 2024.
DIAS, F. M. Economia e Justiça Social: os conceitos de "desenvolvimento" e "liberdade" na doutrina social da Igreja Católica, na literatura de Amartya Sen e de Friedrich von Hayek., 2024.
FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli Tutti sobre a fraternidade e a amizade social. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2020.
GIRARDI, Eduardo Paulon; FERNANDES, Bernardo Mançano. A luta pela terra e a política de assentamentos rurais no Brasil: a Reforma Agrária conservadora. Agrária (São Paulo. Online), n. 8, p. 73-98, 2008.
JOÃO XXIII. Mater et Magistra: Sobre a recente evolução da questão social à luz da doutrina cristã. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1961.
JOÃO PAULO II. Laborem Exercens: sobre o trabalho humano. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1981.
LAMBAIS, Guilherme Berse Rodrigues. Em busca da reforma agrária produtiva: teoria e evidência. 2013. Tese de Doutorado. [s.n.].
LEÃO XIII. Rerum Novarum: Sobre a condição dos operários. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1891.
LEITE, Sérgio Pereira; ÁVILA, Rodrigo Vieira de. Reforma agrária e desenvolvimento na América Latina: rompendo com o reducionismo das abordagens economicistas. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 45, p. 777-805, 2007.
MARTINS, José de Souza. Reforma agrária: o impossível diálogo sobre a História possível. Tempo Social, v. 11, p. 97-128, 1999.
PAULO VI. Populorum Progressio: Sobre o desenvolvimento dos povos. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1967.
PONTIFÍCIO CONSELHO « JUSTIÇA E PAZ». Para uma melhor distribuição da terra. O desafio da reforma agrária. Libreria Editrice Vaticana, Cidade do Vaticano, 1997.
SANDRONI, Paulo. Dicionário de economia do século XXI. Editora Record, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pesquisa & Debate Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.