Reforma agrária dentro do contexto da doutrina social da Igreja: perspectivas da Doutrina Social da Igreja acerca da propriedade privada

Autores

Palavras-chave:

direito de propriedade, reforma agrária, doutrina social da Igreja Católica, subsistência humana

Resumo

Este trabalho se debruça sobre dois conceitos relacionados entre si, o direito à propriedade e a reforma agrária, dentro do arcabouço teórico da doutrina social da Igreja Católica. Buscando responder a duas questões: o que é a propriedade privada para esta linha de pensamento e como a reforma agrária é vista por ela, este artigo encontra nos documentos do magistério eclesial católico romano profunda simpatia pela reforma agrária e, ao mesmo tempo, pela propriedade privada. O que, à primeira vista, pode parecer paradoxal, é compreendido de forma lógica e coerente ao fim deste trabalho. Encontrou–se não somente o apoio do magistério romano à reforma agrária como propostas gerais de como fazê-la e garanti-la. Isso se dá de forma coerente com a noção da doutrina social acerca da propriedade, que a compreende como um direito relativo e condicionado.

Biografia do Autor

Felipe Martins Dias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestrando pelo PPG em Economia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - FCLAr da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Referências

CATÓLICA, Igreja. Compêndio da doutrina social da Igreja. Principia, 2005.

CONCÍLIO VATICANO II. Gaudium et Spes: Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo atual. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1965.

DIAS, Felipe Martins. Reforma trabalhista de 2017 e sindicatos sob a perspectiva da Rerum Novarum: da proposta aos resultados. Revista Em Sociedade, 2024.

DIAS, F. M. Economia e Justiça Social: os conceitos de "desenvolvimento" e "liberdade" na doutrina social da Igreja Católica, na literatura de Amartya Sen e de Friedrich von Hayek., 2024.

FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli Tutti sobre a fraternidade e a amizade social. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2020.

GIRARDI, Eduardo Paulon; FERNANDES, Bernardo Mançano. A luta pela terra e a política de assentamentos rurais no Brasil: a Reforma Agrária conservadora. Agrária (São Paulo. Online), n. 8, p. 73-98, 2008.

JOÃO XXIII. Mater et Magistra: Sobre a recente evolução da questão social à luz da doutrina cristã. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1961.

JOÃO PAULO II. Laborem Exercens: sobre o trabalho humano. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1981.

LAMBAIS, Guilherme Berse Rodrigues. Em busca da reforma agrária produtiva: teoria e evidência. 2013. Tese de Doutorado. [s.n.].

LEÃO XIII. Rerum Novarum: Sobre a condição dos operários. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1891.

LEITE, Sérgio Pereira; ÁVILA, Rodrigo Vieira de. Reforma agrária e desenvolvimento na América Latina: rompendo com o reducionismo das abordagens economicistas. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 45, p. 777-805, 2007.

MARTINS, José de Souza. Reforma agrária: o impossível diálogo sobre a História possível. Tempo Social, v. 11, p. 97-128, 1999.

PAULO VI. Populorum Progressio: Sobre o desenvolvimento dos povos. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1967.

PONTIFÍCIO CONSELHO « JUSTIÇA E PAZ». Para uma melhor distribuição da terra. O desafio da reforma agrária. Libreria Editrice Vaticana, Cidade do Vaticano, 1997.

SANDRONI, Paulo. Dicionário de economia do século XXI. Editora Record, 2016.

Downloads

Publicado

2025-06-26