Cruzando fronteiras disciplinares
por uma Pedagogia Da Visibilidade da Casa Comum
Palavras-chave:
Educação, Discurso religioso, Discurso científico, Literatura, CristianismoResumo
O objetivo deste ensaio é propor uma pedagogia da visibilidade da casa comum tendo como base uma leitura interdisciplinar ou mesmo antidisciplinar do conceito no âmbito teológico em diálogo com as ciências humanas e artes. Para tanto, lançamos mão de um conjunto de olhares em diversos campos, para daí considerar a viabilidade de ampliação dessa noção, que possa contribuir para uma pedagogia diferenciada e integradora. Esse conjunto de abordagens nos permite agregar os diversos olhares por meio de diferentes linguagens complementares em distintos campos sociais. A construção dessa leitura é uma proposição, entendida como um ponto de partida. No primeiro momento deste artigo, consideramos os discursos constituintes (Maingueneau, 2000) como textos instituídos e instituintes, da noção de casa comum. Em um segundo momento, tratamos dos fundamentos para uma pedagogia da visibilidade, tendo como base os estudos da psicologia cognitiva e da sociologia contemporâneas. No final, consideramos os fundamentos literários e artísticos dessa construção, tendo por referencia a obra do poeta Lêdo Ivo e do fotografo Sebastião Salgado. Esperamos que este artigo seja um incentivo para se ampliar da noção de casa comum e para se cruzar fronteiras disciplinares.
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